Documentário sobre “The Band” sai este ano e tem produção de Martin Scorcese

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Janeiro, 2020
Documentário sobre “The Band” sai este ano e tem produção de Martin Scorcese
“The Band”
PUB

Uma das bandas canadianas mais influentes de sempre, “The Band”, é o alvo de um novo documentário. A narrativa de “Once Were Brothers” tem como base a história e perspetiva do ex-guitarrista do grupo, Robbie Robertson. A produção executiva do documentário contou com Martin Scorcese, enquanto a realização ficou a cargo de Daniel Roher. O trailer foi desvendado no canal de Youtube do radialista norte-americano Howard Stern, no passado dia 16. A estreia do filme em território americano está agendada para dia 21 de Fevereiro.

O documentário mostra filmagens raras, incluindo gravações em estúdio, revisita a ascensão dos “The Band” até ao topo da música mundial, alcançado na década de 1970 e apresenta depoimentos de outras estrelas como Bob Dylan, Eric Clapton, Peter Gabriel, Bruce Springsteen, Van Morrison, Taj Mahal e o próprio Martin Scorcese. O cineasta realizou, em 1976, o concerto de despedida dos “The Band”, intitulado “The Last Waltz” (editado em 1978), que o tempo encarregou de transformar em clássico obrigatório para qualquer apaixonado por Classic Rock e que para muito contribuíram os músicos convidados do evento, destacando-se Neil Young, Bob Dylan, Ringo Starr e Muddy Waters.

“The Band”

“Once Were Brothers: Robbie Robertson & The Band” sucede às comemorações dos 50 anos do álbum homónimo dos canadianos, lançado a 22 de Setembro de 1969. Para assinalar a data, foi editada uma edição de luxo, comemorativa do disco, que inclui demos, versões alternativas, novas misturas, captações ao vivo e, como não podia deixar de ser, a gravação da lendária performance da banda no Woodstock.

Por fim, e no que toca aos cinemas portugueses, ainda não se sabe quando é o filme estreia no nosso país.

Texto de Luís Grilo
Luís Grilo nasceu em Águeda há 28 anos e estudou jornalismo em Coimbra. Escreve, toca e mete-se nas políticas. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados