Documentários sobre Gorbachev e Vladimir Putin estreiam no streaming português

por Rui André Soares,    7 Março, 2022
Documentários sobre Gorbachev e Vladimir Putin estreiam no streaming português
Gorbachev em “Gorbachev. Heaven” (2020), filme do realizador russo Vitaly Mansky
PUB

“Putin’s Witnesses” (2018) e “Gorbachev. Heaven” (2020), ambos realizados por Vitaly Mansky, estreiam na Filmin Portugal.

A 10 de Março, próxima quinta-feira, a Filmin Portugal estreia em exclusivo “dois documentários essenciais [de Vitaly Mansky] que melhor ajudam a compreender o contexto interno Russo que levou não só à ascensão de Vladimir Putin, mas também à consolidação do poder que deu lugar a um palco de guerra na Europa contemporânea.”, pode ler-se num comunicado enviado para a nossa redação.

Putin’s Witnesses” (2018), documentário do realizador Vitaly Mansky, o mesmo que fez “Rodina ili smert” (2011), “Truba” (2013) ou “V luchakh solntsa” (2015), mostra um jovem Putin e a vasta máquina política que o levou ao poder: “A 31 de Dezembro de 1999, a Rússia conhecia o seu novo e actual presidente, Vladimir Putin.“, pode ler-se na sinopse do filme. E, através de material de arquivo pessoal e de testemunhas próximas da figura de Putin, Vitaly Mansky “descobre as verdadeiras causas e consequências da “Operação Sucessor”, a rede política que levou Putin ao poder.“, lê-se ainda na mesma sinopse deste filme.

“Mikhail Gorbachev, antigo líder da URSS, tem 90 anos e recebe gentilmente uma visita do cineasta Vitaly Mansky na sua casa, nos arredores de Moscovo. A câmara capta um diálogo fascinante, no qual Gorbachev olha para trás na sua carreira política sem lhe dar muita atenção. No entanto, a história do século XX e a passagem do milénio não podem ser compreendidas sem Gorbachev.”

Sinopse do filme “Gorbachev. Heaven” (2020), de Vitaly Mansky

O outro documentário que a Filmin Portugal estreia é “Gorbachev. Heaven” (2020), também ele da autoria do cineasta Vitaly Mansky e que estreou no Doclisboa do ano passado. Neste filme pode ver-se uma entrevista ao ex-presidente da URSS Mikhail Gorbachev. A conversa gira em torno de três temas: a queda do Muro de Berlim, a queda do império soviético e a Rússia de Putin. As reflexões políticas também têm lugar neste filme que tem como pano de fundo um ambiente familiar, em torno de uma mesa cheia de doces e vodka. A saúde delicada de Gorbachev não o impede de fazer piadas, recitar poesia e até de cantar antigas canções populares com emoção.
“Gorbachev. Heaven” ganhou ainda, em 2020, o Prémio de Melhor Realização no Festival Internacional de Documentários de Amesterdão (IDFA), e que é considerado o maior e um dos festivais mais importantes de documentários do mundo.


 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados