“Duas vezes João Liberada” de Paula Tomás Marques abre em novembro o Queer Porto

por Lusa,    9 Outubro, 2025
“Duas vezes João Liberada” de Paula Tomás Marques abre em novembro o Queer Porto
“Duas Vezes João Liberada”, de Paula Tomás Marques
PUB

O filme “Duas vezes João Liberada”, de Paula Tomás Marques, vai abrir a edição deste ano do Festival Internacional de Cinema Queer no Porto, marcado para novembro e hoje anunciado.

“Duas Vezes João Liberada”, que abre o Queer Porto a 04 de novembro e chega aos cinemas em 2026, centra-se numa personagem ficcional que podia ser real, alguém perseguido e marginalizado durante a Inquisição por ter tido uma conduta de vida que não correspondeu às normas da época sobre sexualidade e género.

“Comecei a fazer investigação sobre a existência de pessoas LGBT no passado e surgiu uma vontade de desenvolver um filme que desse conta disso, que possibilitasse dar a entender que a existência de pessoas LGBT e trans não é uma invenção moderna, é um tema com História”, contou Paula Tomás Marques à Lusa em fevereiro passado, quando o filme passou no festival de Berlim.

Também deste festival chega ao Queer Porto, como filme de encerramento, “Hot Milk”, uma estreia na realização da dramaturga britânica Rebecca Lenkiewicz, a partir de um romance da escritora sul-africana Deborah Levy.

Ao Prémio Casa Comum do Queer Porto, para a melhor curta-metragem portuguesa, concorrem oito filmes.

São eles “Cemitério de Insetos”, de Alex Simões, “Crua+Porosa”, de Ágata de Pinho, “The Immovable Structure”, de Juliana Julieta, “Tapete Voador”, de Justin Amorim, o filme luso-brasileiro “Quem se move”, de Stephanie Ricci, o luso-suíço “Winners”, de Edgar Gomes Ferreira, “Erasure”, de Fá Maria, e “Peripécias no Espaço”, Caio Amado Soares.

Da programação hoje anunciada, o Queer Porto dá ainda destaque ao documentário “Outlasting – Living Archives of Older Queers”, de Ana Cristina Santos e Nuno Barbosa, que deriva de um projeto de investigação sobre envelhecimento entre a comunidade LGBTQIA+ no centro e sul da Europa.

Este ano, o Queer Porto estende-se até 08 de novembro com 40 filmes, a exibir no Batalha Centro de Cinema, Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto e Passos Manuel.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.