“Duplas à Portuguesa”. RTP estreia série sobre figuras que deixaram a sua marca em Portugal. A primeira dupla é Sá Carneiro e Snu Abecassis
“Duplas à Portuguesa” traz-nos histórias de figuras que deixaram a sua marca em diferentes épocas e contextos, através do pensamento, coragem, inspiração, visão e narrativa do país. Biografias que se cruzam num capitulo único, com a precisão que a História exige, mas narradas de forma descontraída e livre.
Sá Carneiro e Snu Abecassis são as figuras do episódio de estreia. Em 2020 assinalaram-se os 40 anos da morte de Francisco Sá Carneiro. Mais do que objeto de conversas de circunstância, a figura do fundador do PPD/PSD emergiu como uma das referências da democracia portuguesa e a ele se juntou, mais uma vez, o nome de Snu Abecassis.
A história de amor e de coragem de duas pessoas improváveis marcou o imaginário dos portugueses. Num tempo de revoluções, o país via ainda com preconceito as uniões de facto e convivia com incómodo com o divórcio. Esta é a história do encontro entre um homem de convicções fortes e uma mulher culta e sofisticada e como o amor moldou a vida de ambos até ao final trágico.
É uma caminhada entre duas biografias que se cruzam e combinam para formar um capítulo único, narrado com a precisão que exige a História, mas com alguma ironia e leveza. “Duplas à Portuguesa“, uma série documental de 13 episódios, para acompanhar nas noites de quarta-feira, às 22h50, na RTP2 e RTP Play a partir de 30 de novembro.