Eco Cascais, o novo evento de sustentabilidade em Portugal

por Comunidade Cultura e Arte,    5 Setembro, 2018
Eco Cascais, o novo evento de sustentabilidade em Portugal
PUB

O Eco Cascais é um novo evento de sustentabilidade para todas as idades, a realizar-se no Jardim da Parada e no Museu do Mar, em Cascais, dias 15 e 16 de Setembro, e contará com uma parte de ecomercado e outra parte de palestras, workshops e outras actividades. O evento foi criado através da vontade das Cascalenses Carolina, Rita e Teresa de mudar hábitos em direcção a um planeta mais sustentável.

No eco-mercado, muitas marcas e lojas sustentáveis portuguesas estarão presentes e irão apresentar as suas alternativas àquilo que por regra compramos nas grandes superfícies ou nas grandes lojas, desde moda sustentável a produtos de cosmética e higiene pessoal, e descartáveis ecológicos.

Alguns exemplos de marcas e lojas presentes: Fair Bazaar, uma loja com assento na Embaixada no Príncipe Real; Balutta Shoes, uma marca portuguesa de sapatos vegan, feitos com materiais ecológicos de excelência e produzidos em Portugal; António, uma marca de acessórios em pele de curtimento 100% vegetal – um tratamento que não usa químicos agressivos e poluentes ao nosso meio ambiente, com acessórios metálicos isentos de níquel e forros 100% algodão, sempre sem esquecer a aposta na qualidade de produtos feitos à mão em Portugal; Mind the Trash, a conhecida loja online Zero Waste; Biotrem, uma marca de pratos e talheres comestíveis de farelo de trigo; Unna Wood raquetes de praia de madeira produzidas em Portugal; Bosque Feliz – brinquedos didáticos e ecológicos; Saponina – cosmética 100% natural e artesanal, onde poderá comprar os cada vez mais famosos champôs sólidos.

Relativamente às palestras destacam-se a mesa redonda com Paulo Mirpuri, fundador da Mirpuri Foundation e Emanuel Gonçalves, administrador da Fundação Oceano Azul, sobre o tema “O Oceano no Séc. XXI”, ou a mesa redonda com a Sociedade Ponto Verde e a Triponto – empresa de descartáveis em bioplástico, ambas moderadas por Inês Serra Lopes, advogada e antiga jornalista.

Fará também parte da programação a bióloga Paula Sobral, membro do MARE, que irá falar sob o tema “Sopa de Plástico – no futuro teremos ainda peixe no oceano?”.

O evento contará também com caras já conhecidas da sustentabilidade ambiental em Portugal como Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, a primeira loja a granel em Portugal e Catarina Matos, fundadora da loja online Mind The Trash.

Iremos também ouvir os relatos das criadoras dos projectos sociais Amal Soap e Bam Straw que ajudam famílias sírias e balinesas respectivamente, ou ficar a conhecer os ingredientes nocivos presentes nos cosméticos através de Cátia Curica, fundadora da Organii.

Haverá ainda workshops sobre compostagem doméstica, tecelagem vegetal ou fraldas reutilizáveis para bebés. Actividades familiares A família toda poderá juntar-se na oficina gratuita de arte com escamas de peixe, oferecidas pelas peixeiras do mercado de Cascais, com a garantia de que sairão com uma obra de arte ou na oficina de construção de mandalas com recurso a elementos naturais como troncos. Para as crianças haverá ainda workshops de transformação de óleos alimentares usados em sabonetes e jogos dinamizados pela Sociedade Ponto Verde.

O evento realiza-se dias 15 e 16 de Setembro no Museu do Mar e Jardim da Parada (mesmo em frente ao museu), em Cascais, na Rua Júlio Pereira de Mello – 2750-319 Cascais.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados