Economia social em debate na Universidade do Porto

por Comunidade Cultura e Arte,    3 Dezembro, 2021
Economia social em debate na Universidade do Porto
Capa do livro / DR
PUB

No âmbito da apresentação do livro “Visões da Economia Social”, de Pedro Aragão Morais, que tem como subtítulo “51 visões do futuro das Instituições de Solidariedade Social”, realiza-se na segunda-feira, 7 de Dezembro, a partir das 14h30,  na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, um debate inédito dedicado ao tema. A sessão contará com os testemunhos de Maria José Fonseca (Presidente da ASTA — Associação Sócio Terapêutica de Almeida) e Jorge Oliveira (Presidente Espaço t). João Machado, presidente da Fundação Ageas, e Miguel Von Hafe (Diretor Santander Portugal) são oradores convidados.

O livro Visões da Economia Social (edição LeYa/Texto) é uma colectânea de artigos escritos pelos dirigentes de algumas das principais Instituições de Solidariedade Social portuguesas, que aqui partilham experiências e conhecimentos nesta área e apresentam a sua visão para o futuro do sector.  

Comunidade Vida e Paz, Legião da Boa Vontade, Operação Nariz Vermelho, Alzheimer Portugal, Associação Salvador e Banco do Bebé são algumas das instituições cujos responsáveis assinam os testemunhos reunidos neste livro prefaciado pelo presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, Filipe Almeida: “As organizações da economia social são agentes de mudança, de combate efectivo às desigualdades e de promoção do desenvolvimento individual e coletivo, estruturantes da Justiça Social. Ouvir quem está envolvido na fundação ou gestão dessas organizações é essencial para perceber a extensão e a natureza das carências humanas, dos problemas sociais, mas também perceber eventuais soluções na comunidade”, escreve.

 “Em tempo de confinamento, era preciso à distância promover soluções de proximidade e, então, desafiámos os responsáveis a partilharem por escrito sua experiência e conhecimentos enquanto líderes da economia social”, escreve Pedro Aragão Morais, sócio-gerente da Setor 3 – Social Brokers, empresa de consultoria, especializada em serviços de intermediação no mercado do investimento social e responsável pela obra que teve apoio do Santander, da Multitipo, da Partners e da Leya. Cinquenta por cento da receita deste livro reverte para as insitituições sociais que a integram.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.