Editora “Mais 5” anuncia novo ciclo editorial da obra musical de José Afonso
Após a primeira série de re-edições da obra musical de José Afonso, que contemplou onze álbuns editados entre Outono de 2021 (“Cantares do Andarilho” de 1968) e o final de 2023 (“Fados de Coimbra e Outras Canções” de 1981), a Mais 5 anuncia agora um segundo ciclo editorial para os próximos dois anos.
Este segundo ciclo inclui a primeira edição completa, sem cortes e re-masterizada, do mítico concerto de José Afonso em 1983 no Coliseu de Lisboa, a editar nesta Primavera em formatos de LP triplo e CD duplo. Seguem-se em 2025 os dois últimos álbuns da cronologia da obra gravada de José Afonso, “Galinhas do Mato” e “Como se Fora seu Filho”. Este ciclo editorial prevê também o lançamento ao longo do ano de 2024 de singles digitais das primeiras gravações de José Afonso remasterizadas, a iniciar já dia 23 de fevereiro. Estas gravações serão depois editadas em formatos LP e CD durante 2025.
A Mais 5 anuncia também um novo projecto de re-interpretação da obra de José Afonso – “Wanderer Songs”, inspirado no alinhamento do concerto no Coliseu de Lisboa em 1983, que inclui uma residência artística e um primeiro concerto de apresentação a 19 de abril no Teatro Faialense, na Cidade da Horta. Este projecto conta com a direção musical de Tiago Correia-Paulo, cenografia e vídeo art com realização de Nástio Mosquito e edição de vídeo de FreePaella, e a participação de diversos músicos nacionais e internacionais (Nacho Vegas, Lavoisier, PS Lucas, Selma Uamusse). O espectáculo irá percorrer o país e também o estrangeiro durante o ano em que passam cinquenta anos do 25 de Abril. A edição de “Wanderer Songs” em CD, LP e digital está prevista para outono de 2024.