Enrico Rava é um dos trompetistas mais importantes da actualidade e vai estar no Auditório de Espinho
O trompetista Enrico Rava apresenta-se no Auditório de Espinho – Academia no dia 2 de Fevereiro (sábado), pelas 21h30, em concerto único em Portugal.
O concerto do mestre do jazz italiano integra o novo quarteto composto por Francesco Diodati na guitarra, Gabriele Evangelista no baixo e Enrico Morello na bateria.
Com quase 80 anos, Enrico Rava continua com uma carreira notável. Em 2015, lançou o álbum “Wild Dance”, muito aclamado tanto pelo público, como pela crítica especializada.
Enrico Rava tem sido distinguido repetidas vezes no panorama internacional. Além das já variadas eleições como “melhor músico” pelo Musica Jazz (principal periódico italiano), já venceu, em 2002, o Jazzpar Price (considerado o Nobel do Jazz) e durante três anos consecutivos ficou em 4.º lugar na categoria Trompete da revista americana Down Beat.
Enquanto músico, tem um estilo difícil de definir, apesar de ser certo que não adere a convenções. Nos discos encontra-se um constante lirismo sustentado em ideias inovadoras e renovadas.
As digressões vão do Japão ao Uruguai e as colaborações são tão diversas como com John Abercrombie, Gil Evans, Richard Galliano, Joe Lovano, Pat Metheny, Michel Petrucciani, Cecil Taylor, Carla Bley, Lee Konitz, entre muitos outros.
Em 2015, o Rava New 4tet foi considerado o melhor grupo do ano pelo Musica Jazz. Os bilhetes para o concerto único em Portugal, no Auditório de Espinho – Academia, estão à venda por 10 euros, mas os detendores do Cartão Amigo AdE podem usufruir dos habituais descontos.