Entrevista. José Cid: “A nova geração tem orgulho no que é seu mas os senhores que mandam não gostam”

por Backstage,    24 Junho, 2021
Entrevista. José Cid: “A nova geração tem orgulho no que é seu mas os senhores que mandam não gostam”
José Cid / Backstage
PUB

O que vais ler, ver e ouvir é da autoria do Backstage, um podcast criado por Ana Roque e Vasco Barreiros, que tem o apoio da Comunidade Cultura e Arte.

No sétimo episódio do podcast Backstage, o convidado é o mítico José Cid, o nosso convidado com mais anos de carreira e uma figura de renome da música portuguesa.

O músico conta-nos o seu percurso, desde os prémios de canto coral que ganhava nos colégios por onde passou, até à sua primeira banda, ‘Os Babies’. Depois, em 1967, surge o ‘Quarteto 1111’ que, nas palavras do cantor, “é a melhor banda da Europa continental da sua geração”.

“Eu usava metáforas mas às vezes não”, diz-nos José Cid sobre a sua obra no tempo da censura. Fala-se sobre a música deste tempo e a influência que a censura teve nos músicos de então. “Realmente o que foi difícil, foi complicado, foi enfrentar o regime Salazarista e o regime Marcelista”.

“Os portugueses, como vivem num país com ministérios de cultura profundamente aculturais, e com uma dinâmica cultural nas escolas fatal, não têm orgulho naquilo que é seu”, critica duramente o músico. Revela-nos ainda que, se fosse ministro da cultura, “iam rolar cabeças” e conta-nos algumas das suas ideias para o cargo.

Nas rubricas do costume, fala-se de outros ofícios do cantor que foi professor de educação física e cavaleiro de obstáculos. Ainda houve espaço para ouvir as suas considerações sobre figuras como Elton John e Toy.

Já na segunda parte da conversa, José Cid diz-nos o que pensa sobre as editoras: “prefiro estar sozinho, prefiro voar por mim”. Depois de uma conversa sobre prémios e homenagens, o músico escolhe 3 álbuns para ter consigo numa ilha deserta.

Por fim, perguntamos ao convidado se gostou do recente cover da banda ‘Amor Electro’ a partir do seu tema “Cai Neve em Nova Iorque”, e a resposta foi “muito, é completamente inovadora”.

Para terminar, José Cid conta-nos que prepara um álbum para sair em 2022. Vamos com certeza ficar atentos. Não se esqueçam de ficar para ouvir o seu momento musical, com o tema “Hope and Joy”.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados