Entrevista. Mariana Mortágua. Uma deputada, cinco jovens e dez perguntas
Sofia Santos, Jo Matos, Leonor Rosas, Maria Castello Branco e João Maria Jonet juntaram-se e “tentámos começar uma iniciativa que queremos ver mais frequente“, assumem. Segundo o produtor Vasco Galhardo, mentor do projecto, “a ideia é no futuro e em cada entrevista mudar os entrevistadores e políticos” e assim diversificar e dar oportunidade a novos entrevistadores e à sociedade civil de contactar e de questionar os decisores políticos eleitos.
“A política fecha-se para os jovens porque eles não a entendem, mas também porque não se sentem representados.” é o mote que juntou cinco jovens de quadrantes políticos diferentes. O grupo foi recebido na Assembleia da República por Mariana Mortágua, uma das deputadas mais mediáticas do país para lhe fazerem algumas perguntas rápidas sobre temas que lhes interessam.
“Com a entrevista procurou-se fazer várias coisas; escolher uma deputada que fosse conhecida pelo seu discurso próximo e de fácil compreensão“, afirmam e, segundo o grupo, é “uma das poucas que verdadeiramente tenta descomplicar a política“, acrescentam. Por outro lado, quiseram também fazer perguntas que não se focassem exclusivamente em temas clássicos “dos jovens”, “porque não acreditamos que há assuntos só para mais velhos.“, assumem.
Com duas perguntas para cada um, Sofia Santos, Jo Matos, Leonor Rosas, Maria Castello Branco e João Maria Jonet tentaram com esta iniciativa “criar uma abertura das casas onde se faz a Democracia a quem elege as pessoas que as ocupam” e que “não vão querer ver ficar por aqui“, acrescentam ainda.
A Comunidade Cultura e Arte divulga agora o resultado da iniciativa, a entrevista completa a Mariana Mortágua, que é produzida por Vasco Galhardo, realizada por Chico Noras e tem fotografia de César Passinhas e texto de João Maria Jonet: