Entrevista: ‘O Patreon vai unir tudo o que já existe e ajudar a profissionalizar a Comunidade Cultura e Arte’

por Comunidade Cultura e Arte,    2 Maio, 2018
Entrevista: ‘O Patreon vai unir tudo o que já existe e ajudar a profissionalizar a Comunidade Cultura e Arte’
PUB

Todo o trabalho da Comunidade Cultura e Arte é direccionado para uma geração jovem e que está essencialmente na esfera digital. Agora, chegou o momento de dar mais um passo para acrescentar ainda mais rigor e foco no trabalho já desenvolvido e, por consequência, para execução das ideias que estão guardadas na gaveta. O director do projecto, Rui Soares, decidiu falar um pouco do que aí vem.

A equipa tem consciência de que, no panorama nacional, tem um papel importante e activo junto das gerações mais jovens e isso é para manter e até reforçar”, diz Rui Soares, que acrescenta ainda: “Ao longo dos últimos anos a internet democratizou quase tudo e chega agora a todas as gerações. Neste momento, estamos a interpretar a actualidade quase em tempo real e isso nem sempre é bom. A comunicação e a forma de transmitir a informação é, hoje, ainda mais importante e por consequência mais útil e exige, fundamentalmente, rigor e tempo.

O responsável fala ainda da vontade de profissionalizar o projecto, mas sem querer que isso sacrifique a relação que existe com os leitores: “ao longo de 2017, o grupo editorial da Comunidade Cultura e Arte percebeu que precisava de se profissionalizar. Agora, em 2018, chegou a altura de por em prática essa ideia e de criar uma ponte nesse sentido. No entanto, não queremos passar o encargos disso para os nossos leitores. Por isso mesmo, vamos criar um Patreon onde todos os intervenientes vão poder ajudar o projecto. As marcas, os parceiros, os leitores, os apaixonados, vão estar lá todos e todos podem contribuir nem que seja com 1 dólar. No modelo que desenhámos para o nosso Patreon está também uma grande diversidade de recompensas que foram todas escolhidas a pensar nos nossos leitores: livros (Relógio d’Água), revistas de poesia (Apócrifa), códigos para acesso a filmes (Filmin), um saco de pano com o design da nossa Marta Saraiva, e com uma frase do nosso editor de literatura Miguel Fernandes Duarte. Até nisto do saco quisemos envolver as pessoas que fazem parte do nosso projecto – não queríamos que fosse só merchandising -, e há ainda uma pequena surpresa que trouxemos dos Açores, quando fomos ao festival Tremor, no passado mês de Março.”

A base principal do Patreon é o de dar a possibilidade aos leitores de ajudarem o projecto e que, por consequência, quem apoia monetariamente (os Patronos) tenha direito a recompensas de acordo com o seu contributo, com excepção se for 1 dólar. No entanto, e se existir uma forte adesão, a ideia dos responsáveis da CCA é ainda de criar recompensas de acordo com a sua localização geográfica: ”a Comunidade Cultura e Arte consegue chegar a várias marcas em quase todos os distritos do país e queremos potenciar essas marcas junto das pessoas. Do género, se fores do Porto/Lisboa teres acesso a concertos/ sessões de cinema/ sessões de comédia/ peças de teatro/ exposições…. E fazer o mesmo, por exemplo, em Aveiro, Coimbra ou Braga. Queremos promover a cultura e a arte junto das pessoas e criar uma ponte que faça desmistificar a ideia de que a cultura e a arte são algo para um determinado tipo de pessoas e acessível a poucos. Queremos informar, interpretar e dar acesso. O Patreon vai unir tudo o que já existe e ainda ajudar a profissionalizar a Comunidade Cultura e Arte. No fim de contas, vamos ganhar todos com isto.

O director do projecto reforça ainda que “há um compromisso interno para se ser sempre melhor no que se faz, chega até ser um pouco frustrante quando sentimos que podemos ser melhores e não conseguimos. Por vezes falta-nos tempo, uma vez que ninguém está a tempo inteiro na Comunidade Cultura e Arte, o que nos limita pois não conseguimos dar resposta a todos os assuntos interessantes que nos são propostos, por tantas pessoas, todas as semanas. No entanto, temos consciência de que isso é uma consequência do bom trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos.

O Patreon da Comunidade Cultura e Arte começa já está disponível e todas as pessoas que quiserem apoiar podem fazê-lo por aqui.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados