Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, vai ter novo Mestrado em Cinema

por Comunidade Cultura e Arte,    22 Julho, 2019
Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, vai ter novo Mestrado em Cinema
Edifício Paraíso, da Universidade Católica Portuguesa
PUB

Primeira fase de candidaturas aberta até 29 de julho.

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa acaba de apresentar um novo Mestrado em Cinema. A formação avançada em cinema contemporâneo permite que os alunos desenvolvam competências criativas e técnicas a partir de projetos individuais, financiados pela instituição e com recurso a um conjunto de equipamentos técnicos de produção e pós-produção de nível profissional. Ao longo dos dois anos de curso, os estudantes podem optar por um foco específico de trabalho prático – quer seja num cinema mais “clássico” quer em contexto de galeria ou museu –, enquanto simultaneamente imersos no pensamento e nas práticas artísticas contemporâneas. A primeira fase de candidaturas está aberta até 29 de julho.

O mestrado está estruturado numa unidade curricular central de Projeto, que será acompanhado por um professor coordenador, assim como por artistas e cineastas de renome nacional e internacional, que farão uma orientação tutorial durante o ano letivo. A este nível, destaque-se que no ano anterior a Escola das Artes teve professores convidados como Filipa César, Ana Vaz, Salomé Lamas, João Salaviza, João Canijo, Sabeth Buchmann, entre outros. O programa é lecionado num contexto de práticas artísticas, com atividades constantes, como aulas abertas, workshops, sessões de cinema ou exposições.

O Mestrado em Cinema, sendo uma formação avançada, permitirá, no segundo ano, aos alunos escolherem entre a realização de um projeto final artístico, com financiamento da Escola das Artes e do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), um estágio profissional em produtoras portuguesas de grande prestígio – como Bando à Parte, Cimbalino, CRIM, Farol de Ideias, Filmes da Mente, Fronteira Filmes, Midas Filmes, O Som e a Fúria, O Verde Jardim, Real Ficção, Red Desert, Fundação de Serralves, Take It Easy, Terratreme, Vende-se Filmes – ou, ainda, o desenvolvimento de um projeto de investigação. Mais informações aqui.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados