Escritor Gonçalo M. Tavares apresenta o seu mais recente livro, “O Diabo”, no Porto
Na próxima quinta-feira, dia 27 de outubro, às 21:30, Gonçalo M. Tavares é o protagonista da 90.ª sessão do Porto de Encontro, ciclo de conversas com escritores organizado pela Porto Editora. O auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, é o palco escolhido para o regresso do autor, quase oito anos depois de ter apresentado “Uma Menina está Perdida no seu Século à Procura do Pai” neste evento.
Em conversa com o jornalista Sérgio Almeida, Gonçalo M. Tavares apresenta o seu mais recente livro, “O Diabo“. Este é o terceiro livro no universo das “Mitologias”, sucedendo “A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado” e a “Cinco Meninos, Cinco Ratos”. “O Diabo” acontece num mundo que não tem espaço nem tempo definidos, um lugar imaginário que adquire lógica interna e regras próprias, um universo habitado por personagens onde o referencial é aquilo que vai sendo libertado para o leitor. Álvaro Domingues, professor universitário e geógrafo, é o convidado especial da sessão, sendo as habituais leituras asseguradas por Hugo Araújo.
Nascido em 1970, Gonçalo M. Tavares publicou o seu primeiro livro em 2001. Os mais de vinte anos de percurso literário são o testemunho da impressionante produção deste nome incontornável da literatura portuguesa contemporânea: mais de 40 livros em diferentes géneros publicados, traduções em mais de 50 países e importantes prémios nacionais e internacionais por estas obras.
Parte da vida cultural da cidade desde 2011, este ciclo de conversas reuniu mais de 21.000 espectadores em 89 edições realizadas em diversos espaços da cidade, como o Teatro Rivoli, a Casa das Artes, a Casa da Música, a Biblioteca Almeida Garrett ou o Teatro Nacional São João.
Esta edição conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand.