Espectáculo “Un Tsugi” em estreia nas Carpintarias de São Lázaro

por Comunidade Cultura e Arte,    3 Junho, 2021
Espectáculo “Un Tsugi” em estreia nas Carpintarias de São Lázaro
PUB

UN TSUGI (nuvem de ligações) convoca a prática terapêutica shinrin-yoku – expressão nipónica para banho (shinrin) e floresta (yoku), literalmente ‘banho de floresta’. O dispositivo coreográfico e cenográfico do espectáculo coloca simbolicamente e materialmente a figura das árvores e da inteligência dos eco-sistemas florestais como paradigma para pensarmos o lugar e o papel do corpo – ético, ecológico, poético, político e estético num tempo de emergência climática global, reflectindo sobre a herança e a inteligência das árvores, sobre a vida em comunidade e sobre a diversidade e co-existência de espécies humanas e não-humanas. 

Este novo espectáculo de dança contemporânea da BODYBUILDERS | Rafael Alvarez & Plural_Companhia de Dança/Fundação LIGA, com direcção artística do coreógrafo Rafael Alvarez, assinala os 26 anos desta companhia pioneira em Portugal na área da dança inclusiva, resultando da colaboração entre seis intérpretes com e sem deficiência/diversidade funcional, bailarinos residentes da Plural, recém-licenciados da Escola Superior de Dança e outros artistas convidados. 

O ‘kintsugi’ técnica milenar e artesanal do Japão que consiste em reparar e ligar peças quebradas de cerâmica através de uma liga dourada inspira a origem e título deste projecto. Os corpos que se convocam através do projecto TSUGI (do japonês: reparar, ligar, unir), são corpos de resiliência, resistência e acção, são corpos de ligação. Não pretendemos camuflar a natureza frágil que nos humaniza, mas antes celebrar, plantar e reflorestar a diversidade e a pluralidade. O desafio trazido a palco, será o de pensar o presente e o futuro sustentável a partir da poesia destes corpos-árvore.

TSUGI é um projecto multidisciplinar (dança e fotografia), inclusivo e intergeracional, promovido pela BODYBUILDERS | Rafael Alvarez entre Novembro de 2020 e Abril de 2022, envolvendo respectivamente intérpretes com e sem deficiência/diversidade funcional, recém-licenciados em dança e outros artistas convidados; maiores de 55 anos e seniores, com apresentações em Lisboa, Ílhavo e Paris. TSUGI aprofunda e dá continuidade à investigação artística e criação coreográfica desenvolvida pelo coreógrafo Rafael Alvarez em torno do Japão desde 2017.

O espectáculo tem data marcada para os dias 4 e 5 Junho, sexta e sábado, às 19:00, nas Carpintarias de São Lázaro

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.