Espetáculo de dança que evoca Eduardo Galeano abre programação da ACERT em Tondela

por Lusa,    14 Agosto, 2024
Espetáculo de dança que evoca Eduardo Galeano abre programação da ACERT em Tondela
Fotografia de Jose Francisco Pinton / Via Wikipédia

A Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) regressa em setembro com uma programação variada, que arranca no dia 07 com um espetáculo de dança baseado no documentário “O Tempo e o Modo” de Graça Castanheira sobre Eduardo Galeano (sabe mais).

Dança, música e teatro compõem a programação da ACERT para a nova temporada, que retoma ainda as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, anunciou hoje a associação em comunicado.

O espetáculo de abertura, intitulado “Presente 2023/24”, é uma peça criada por Joana Providência e Daniela Cruz para a Presente Companhia de Dança Jovem, em coprodução com o Novo Ciclo ACERT, baseado no documentário de Graça Castanheira sobre o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de obras como “As Veias Abertas da América Latina”.

O sábado seguinte, 14 de setembro, é dedicado ao teatro para famílias, com “Cubo”, um espetáculo da companhia espanhola Elefante Elegante, que explora o tema da amizade e a superação das barreiras de género num ambiente de igualdade.

No dia 21 de setembro, a Escola de Mulheres leva ao palco o espetáculo “A Companhia dos Lobos”, baseado no texto homólogo de Angela Carter, que explora temas de feminismo e a complexa relação entre a natureza humana e animal, desafiando normas sociais e celebrando a emancipação das mulheres.

Na sexta-feira e sábado seguintes, a companhia Gambozinos e Peobardardos desafia os madrugadores com a estreia de “Aurora”, um “espetáculo-caminhada” ao ar livre, que começa de madrugada e termina com o nascer do sol, num percurso que é também tributo à Revolução de Abril.

O ponto de encontro para esta caminhada é a entrada do Novo Ciclo ACERT, às 06:00, sendo recomendada a marcação antecipada de lugar, porque a lotação é limitada a 35 pessoas.

Ainda no mesmo sábado, dia 28, inaugura-se a exposição “Fornada”, uma mostra dos processos, das pessoas, das atividades e dos artistas que colaboraram no desenvolvimento e aplicação do projeto educativo Olaria Lab. Laboratório de Cerâmica, que decorre desde 2019 na olaria da Casa do Barro, no Fundão.

A música fecha a programação, no dia 28, com um concerto de Carlos Peninha Quinteto + Quarteto de Cordas, que apresentam “Tudo Começa Agora”, o seu álbum mais recente.

Segundo a ACERT, “este espetáculo é uma profunda reflexão sobre a resiliência humana face à pandemia e os desafios ambientais, combinando improvisação e uma fusão de música do mundo e contemporânea”.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.