Espetáculo inspirado em poema de Alice Neto de Sousa, nas pinturas de Rothko e no “Manifesto Antropofagista” de Oswaldo Andrade estreia em Estarreja

por Comunidade Cultura e Arte,    4 Julho, 2022
Espetáculo inspirado em poema de Alice Neto de Sousa, nas pinturas de Rothko e no “Manifesto Antropofagista” de Oswaldo Andrade estreia em Estarreja
Alice Neto de Sousa / Fotografia de André Ferreiro
PUB

O espetáculo “Manifesto da Cor” é promovido pela Oioai Associacão/ Academia de Dança de Matosinhos e estreia a 8 de Julho, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja. Os bilhetes custam 13 euros.

“No início do século XX, algumas correntes científicas procuravam associar características psicológicas, cognitivas e morais para distinguir os indivíduos em função da sua cor. A crença eugenista que considerava a raça branca como sendo de um padrão superior às demais trouxe muitos dissabores à humanidade e provou ser uma aberração!”, esta é uma das partes da sinopse do espetáculo “Manifesto da Cor”, que tem direcção artista de Diana Amaral e composição musical e interpretação de Diogo Novo.

O espetáculo “Manifesto da Cor” tem ainda por base um poema de Alice Neto de Sousa, pinturas de Rothko e o “Manifesto Antropofagista” de Oswaldo Andrade e “explora a ideia de que a cor pouco importa na definição do ser humano, apenas serve para mostrar a diversidade da paleta humana e nada mais”, pode ler-se ainda na sinopse.

Para além da direcção artista de Diana Amaral e composição musical e interpretação de Diogo Novo, este espetáculo conta ainda com o bailarino convidado Miguel Pinheiro, a poeta convidada Alice Neto de Sousa, os coreógrafos Ana Borges, Ana Silva, Bárbara Aguiar, Beatriz Lotty, Diana Amaral, Carolina Corrêa e Sara Silva. O desenho de luz ficou a cargo de Diogo Barbedo e o design e figurinos são da autoria de Diana Amaral.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.