Espetáculos “Buffalo Bill” e “Antiprincesas” e concerto de Jonas este fim-de-semana em Ílhavo

por Conteúdo Patrocinado,    12 Maio, 2022
Espetáculos “Buffalo Bill” e “Antiprincesas” e concerto de Jonas este fim-de-semana em Ílhavo
“Buffalo Bill” / Fotografia de José Caldeira
PUB

Teatro e música marcam o programa para este fim-de-semana no Município de Ílhavo. Este sábado à noite a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré recebe o espetáculo “Buffalo Bill” (21:30), de Paulo Mota e da associação cultural “devagar”. No domingo, o dia arranca no Planteia, com o espetáculo para famílias “Antiprincesas”, que conta a história de Carolina Beatriz Ângelo e, à tarde, nota para o último concerto do ciclo Acorda à Tarde deste ano, com o fadista Jonas.

“Buffalo Bill” não é uma novidade na Gafanha da Nazaré, sendo que parte da residência artística de criação do espetáculo foi passada na Fábrica das Ideias, onde promoveu uma Residência à Conversa que desafiou os participantes a subirem para o touro mecânico, ligado, que é parte da cenografia do seu espetáculo, enquanto declamavam um poema decorado. O espetáculo, que conta também com música ao vivo, narra a história de William Frederick Cody, um atirador da cavalaria americana que se tornou famoso, ainda jovem, por abater uma quantidade absurda de búfalos e que, anos mais tarde, criou um circo: “Buffalo Bill’s Wild West”. Partindo da sua figura, “Buffalo Bill” viaja pelo entretenimento e a cultura, os indígenas e os cowboys, a gentrificação, o empreendedorismo e o oportunismo, as revoluções industrial e digital. 

“Antiprincesas”, a partir das 11:00 de domingo, no Planteia, marca o regresso do ciclo de Cláudia Gaiolas. A partir da coleção de livros Antiprincesas, editada pela Tinta da China e pela EGEAC, este é um conjunto de espetáculos sobre mulheres que marcaram a história por terem desafiado os cânones e revolucionado o mundo através da arte, literatura ou política. Depois de levar a Ílhavo as histórias de Clarice Lispector e de Frida Kahlo, Cláudia Gaiolas apresenta agora Carolina Beatriz Ângelo, a primeira mulher que votou em Portugal, em 1911, numa altura em que a lei determinava que só podiam votar cidadãos maiores de 21 anos, que soubessem ler e escrever e que fossem chefes de família. 

Para fechar o fim-de-semana e também o ciclo Acorda à Tarde deste ano, o Laboratório das Artes da Vista Alegre acolhe o concerto de Jonas, um artista multidisciplinar que tem vindo a trabalhar a sua vertente de fadista na última década. De raízes lisboetas, este bailarino, coreógrafo e cantor lançou “São Jorge” em julho de 2021. Com produção musical de Jorge Fernando e com selo de edição Valentim de Carvalho, o álbum propõe a reconexão com o santo padroeiro esquecido de Portugal.

Os bilhetes estão à venda na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e ainda online na BOL. Toda a programação do 23 Milhas está disponível em 23milhas.pt.

Conteúdo patrocinado por 23 Milhas.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.