Espetáculos de Katie Mitchel, Beatriz Batarda e Flávia Gusmão estreiam este mês no Teatro São Luiz em Lisboa
Esta é já a semana de Orlando no Teatro São Luiz: quinta e sexta, dias 6 e 7 de abril, chega a encenação de Katie Mitchell para uma versão de Alice Birch do texto de Virginia Woolf. O espetáculo, que combina representação em palco e vídeo, atravessa quatro séculos e sete períodos históricos e acompanha esta personagem que de um dia para o outro deixa de ser “ele” e passa a ser “ela” – sem crises e de forma otimista. Podemos ter corpos de mulheres e de homens, mas no fundo somos todos fluídos e ninguém existe como totalmente masculino ou totalmente feminino, escreveu Woolf. Katie Mitchell aborda as questões da fluidez de género naquilo a que chama “um gesto de oferta à comunidade queer e trans”, com a qual diz ter muito a aprender.
Abril é também mês de Beatriz Batarda no São Luiz. No dia 11 estreia-se C., Celeste e a Primeira Virtude, um espetáculo a propósito dos trilhos que o ensino artístico abre para o rasgo da invenção, que pretende contribuir para um debate honesto sobre a liberdade, o papel da Arte, o amor e o poder que se instala nos vários ismos – machismo, racismo, fascismo – e outras manifestações do medo. Paralelamente, é apresentada a vídeo-instalação Corpos Celestes, com histórias narradas a partir de testemunhos de jovens artistas das áreas de Teatro, Música, Artes Visuais e Dança, recolhidos no intervalo em que veem o rumo das suas vidas suspenso: depois da vida de estudante e antes de atingirem a visibilidade pública. Duas propostas para ver até 22 de abril.
Ainda na primeira metade do mês, mais uma estreia no São Luiz: #5BOCHIZAMI, de Flávia Gusmão, ocupa o subpalco de 15 a 23 de abril. É o capítulo final de NA LUT@, projeto colaborativo de longa duração dedicado à produtora e ativista cultural Samira Pereira, que faz uma derradeira tentativa de celebração no vazio. Um travelling sobre a paragem do tempo que é o luto e sobre as memórias individuais e coletivas, reais ou ficcionadas.
Por último, o São Luiz abre portas, na próxima segunda-feira, 10 de abril, a mais uma sessão de Ponto da Situação, o debate moderado por Tiago Bartolomeu Costa, com Francisco Mendes da Silva, Isabel Moreira, Maria Paula Meneses e Paulo Pedroso. Uma conversa mensal de análise social, política, cultural e filosófica.