Estreia exclusiva. Caio edita novo single, “Amanhã”
CAIO, o projeto de folk rock existencialista liderado por João Santos, edita hoje o seu novo single pela Gig, “Amanhã”, numa estreia exclusiva com a Comunidade Cultura e Arte. “Amanhã” segue-se a “Madrugada”, canção lançada já em 2020. Os dois singles desbravam terreno para o lançamento do próximo disco, marcado para o primeiro semestre do próximo ano.
Nas palavras do próprio João Santos: “Esta música foi uma lufada de ar fresco, abriu portas para um novo processo criativo.” O tema foi produzido pelo próprio e por Pedro Moreira, gravado e misturado na Casa do Vento Estúdios por Pedro Moreira e masterizado por João Alves (Sweet Mastering Studios). O som distancia-se da roupagem rock que caracterizou Retratos, o mais recente trabalho de CAIO, voltando a uma folk mais introspectiva, resultado de um exercício a solo do artista com os seus pensamentos. “Nos tempos que correm, é essencial que a música transmita algum conforto às pessoas”, afirma o músico.
CAIO tem vindo a lançar música de forma consistente desde a sua génese. Em 2016, estreia-se nas edições com o EP Desassossego, numa primeira abordagem ao seu lado mais intimista e contemplativo. Pouco depois, em 2017, edita o seu primeiro longa-duração, intitulado Viagem, de onde foi retirado o single “Partida”, ténue e frágil amostra de uma outra vertente do projeto. Em 2018, chega um maior reconhecimento, após a edição de Mundo Incerto, reconhecido pela Blitz como um dos melhores discos de 2018.
Em 2019, voltou às edições, desta feita em dose dupla: primeiro com a canção “Memórias de Amor”, parte da banda sonora do documentário “Leva-me Contigo”, baseado na viagem de Afonso Reis Cabral pela N2. Posteriormente surge Retratos, EP que simboliza uma transição para um formato com banda, que permitiu a CAIO experimentar uma roupagem mais rock, sem perder a essência que define o projeto desde o início.
Já neste ano, CAIO conta com várias colaborações, com destaque para EVAYA e Valter Lobo. O novo trabalho expõe um lado lo-fi que não perde a identidade do folk aveludado característico do projeto. “Amanhã” conta já com um videoclipe, uma produção Carpete, com realização de Henrique Guerreiro e Ruben Zakoyan. Podes vê-lo e ouvir “Amanhã” aqui: