Estreia exclusiva. Surma edita “Sybille”, nova música e vídeo

por Comunidade Cultura e Arte,    27 Maio, 2020
Estreia exclusiva. Surma edita “Sybille”, nova música e vídeo
Fotografia de Hugo Domingues
PUB

Surma tem uma canção nova, que será lançada esta sexta-feira, dia 29 de maio. “Sybille” é um tema inédito, totalmente feito no período de quarentena, que vê a sua antestreia na Comunidade Cultura e Arte (CCA).

A canção foi a maneira de a artista se expressar durante os tempos atípicos que vivemos. “Sybille” não se encontrava no planeamento de Surma para 2020. A artista leiriense estava a preparar o seu segundo disco de originais, dividindo-se entre a estrada e o estúdio antes da implementação do Estado de Emergência em Portugal graças à Covid-19. No entanto, e como muitas outras pessoas, em março também se confinou em casa e viu toda a sua agenda em pausa e planos em suspenso.

Foi neste contexto de isolamento e nas viagens ao subconsciente que surgiu “Sybille”, uma canção que reflete tanto uma exploração do interior de Surma enquanto pessoa e artista, como um escape à realidade que a rodeou durante esse período. Surma diz que “estar fechado em casa há demasiado tempo sem qualquer contacto social faz com que a nossa cabeça viaje a um subconsciente (in)certo. Esta música/performance fala sobre isso mesmo.”

Assiste aqui ao vídeo em exclusivo na Comunidade Cultura e Arte (CCA):

Influenciada por Miranda July, Kate Bush e Kabuki Theater, Surma revela-se como uma “amante de teatro, performance e de toda e qualquer expressão artística”. Para o vídeo de “Sybille”, decidiu assumir a sua descoordenação, estranheza e aquilo “que flui naturalmente sem guião e/ou restrição”. Tanto o vídeo como a canção foram inteiramente produzidos pela própria artista, como uma resposta a 2020.

Apesar de “Sybille” ainda não ser um tema de avanço do novo disco, Surma afirma andar a produzir bastante música em casa, como “um escape, uma exploração da minha pessoa mais aprofundada”.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados