Estreia nos cinemas “The Father”, filme que junta Anthony Hopkins e Olivia Colman nos principais papéis

por Comunidade Cultura e Arte,    18 Dezembro, 2020
Estreia nos cinemas “The Father”, filme que junta Anthony Hopkins e Olivia Colman nos principais papéis
“The Father”, de Florian Zeller
PUB

“The Father”, ou em português “O Pai”, é a primeira longa-metragem do aclamado dramaturgo Florian Zeller que conta com Anthony Hopkins e Olivia Colman nos principais papéis. O forte candidato às estatuetas douradas da 93ª edição dos Óscares tem estreia marcada para 2021.

“O Pai” é um filme imersivo que retrata a experiência labiríntica e confusa de alguém que vivência demência, centrando-se na dinâmica entre Anthony (Anthony Hopkins) e Anne (Olivia Colman), no momento irreversível em que a relação entre pai e filha se invertem. De idade avançada e com claros sintomas de demência, Anthony resiste à ajuda que a filha lhe quer prestar, levando Anne a questionar até que ponto a dependência do pai deve interferir na sua própria vida e felicidade. Tocando ora o thriller, ora o humor negro, este drama familiar procura explorar o impacto da velhice no próprio e naqueles que o rodeiam, sem esquecer a fragilidade e empatia que caracterizam a condição humana.

“The Father”, de Florian Zeller

Adaptado a partir da premiada peça de teatro homónima de Florian Zeller — Prémio de Melhor Peça de Teatro do Prémio Molière (França, 2012) e do Prémio Tony (na sua adaptação para inglês, 2016) que estrearia em 35 países. Na adaptação para a tela Zeller voltar a trabalhar com Christopher Hampton (que traduzira a peça para inglês), vencedor do BAFTA e do Óscar de Melhor Argumento por “Ligações Perigosas”, e nomeado na mesma categoria para Óscar e Globo de Ouro por “Expiação”.

Com Zeller e Hampton colaboraram os galardoados produtores David Parfitt (Óscar de Melhor Filme por “A Paixão de Shakespeare”), Philippe Carcassonne (“Coco Avant Chanel”) e Jean-Louis Livi (“Um Coração no Inverno”), ambos com nomeações aos BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro.

A partilha do nome por protagonista e ator principal não é coincidência: Zeller e Hampton trabalharam na adaptação do argumento com Anthony Hopkins em mente. Vencedor do Óscar de Melhor Ator por “O Silêncio dos Inocentes” em 1992, Hopkins sentiu-se “lisonjeado e honrado” pelo convite, que aceitou imediatamente. Anne, a filha, é interpretada por Olivia Colman, vencedora do Óscar de Melhor Atriz por ‘A Favorita’ em 2019, e do Globo de Ouro de Melhor Atriz pela série “The Crown”, que protagoniza desde a terceira temporada.

O par de atores excecionais é acompanhado no elenco por Mark Gatiss (“A Favorita” e série “Sherlock”), Imogen Poots (“Vivarium — A Tua Casa. Para Sempre” e “Um Grande Salto”), Rufus Sewell (“Judy” e série “O Homem do Castelo Alto”), e Olivia Williams (“Uma Outra Educação” e “O Escritor Fantasma”).

Depois da estreia mundial em janeiro deste ano no Sundance Film Festival, “O Pai” tem sido bem recebido quer pela crítica quer pelo público na sua apresentação em Festivais internacionais de Cinema como Toronto, San Sebastián, Zurique, entre outros e é um forte candidato à 93ª edição dos Óscares.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados