Estudo revela que uma em cada seis relações têm problemas por causa da conectividade
Avarias dos telemóveis, falta de bateria e roubo: não estar conectado leva-nos a cometer erros, aponta um novo estudo realizado junto de 750 indivíduos em Portugal.
- Manter-se conectado é agora quase uma obrigação em todas as relações
- De acordo com um estudo da Kaspersky Lab, realizado junto de 750 indivíduos em Portugal, a conectividade tornou-se uma parte vital das relações amorosas, familiares e de amizade
- A investigação revelou que, quando não conseguem utilizar os seus dispositivos, a maioria das pessoas teme que os seus familiares e amigos se preocupem com eles (51%) ou que não poderão ajudar alguém da família caso seja necessário (45%)
Imagina que vais encontrar-te com a tua cara-metade para celebrar um aniversário e que te apercebes que vais chegar tarde. E, quando lhe estás prestes a ligar para avisar, o teu telefone fica sem bateria. E este aniversário não está a começar nada bem…
Preocupações semelhantes, sobre o significado e a importância dos dispositivos conectados nas relações amorosas, são muitas vezes justificadas. O impacto de não ter rede pode ir desde à perda de um encontro (21%), a problemas a longo prazo, com um em cada seis inquiridos (15%) a admitir ter problemas com a sua cara-metade devido à falta de bateria, à perda ou ao roubo dos seus dispositivos móveis.
E não são apenas as relações que ficam em risco – a maioria da população portuguesa, e de acordo com a amostra deste estudo, depende dos dispositivos conectados para diferentes tarefas do seu dia-a-dia. De todos os utilizadores que já haviam sofrido um problema de conectividade, um quinto (21%) perdeu uma oportunidade de negócio ou de educação, 16% perdeu-se, e um em cada dez (13%) perderam oportunidades com amigos, como saídas ou festas, em resultado da falta de conexão do seu smartphone.
“A conectividade ocupa um papel muito amplo nas nossas vidas diárias. Como a investigação veio a revelar, quando ficam sem acesso aos seus dispositivos, as pessoas fazem asneiras – perdem oportunidades, perdem-se e preocupam-se umas com as outras. Tornou-se claro que a falta de conexão pode ter impactos duradouros nas relações humanas – porque, quando cometemos erros, é o coração que paga. Quando a atitude e o comportamento da maioria dos utilizadores quanto aos seus dispositivos é demasiado descontraída, é exactamente isso que acontece – porque os casais esperam que o outro responda, os pais esperam conseguir saber onde andam os seus filhos, e os amigos não querem ser ignorados. É essencial que várias medidas sejam tomadas para proteger os nossos dispositivos e mantê-los conectados,” diz Dmitry Aleshin, Vice-Presidente de Marketing de Produto da Kaspersky Lab.