Exposição de Luisa Cunha inaugura sábado, 28 de setembro, no espaço Lumiar Cité

por Conteúdo Patrocinado,    25 Setembro, 2024
Exposição de Luisa Cunha inaugura sábado, 28 de setembro, no espaço Lumiar Cité
DR

A exposição de Luisa Cunha inaugura sábado 28 de setembro, às 17h, no espaço Lumiar Cité e vai estar aberta ao público até 21 de dezembro de 2024.

Luisa Cunha, uma das mais prestigiadas artistas contemporâneas portuguesas, apresenta a exposição ODD no espaço Lumiar Cité. A artista é conhecida pelas instalações com som e texto, nas quais fragmentos de frases resumidos, contidos e subtilmente articulados sugerem uma abordagem analítica, por vezes absurda, se não mesmo humorística, dos contextos em que as suas obras são apresentadas.

Para o Lumiar Cité, a artista cria outros contextos para dois trabalhos da sua extensa obra, bem como novas leituras possíveis que derivam das desafiantes condições físicas do espaço expositivo. Deste modo, Cunha ativa habilmente o espaço e a sua integração urbana no bairro da Alta de Lisboa, enquanto a natureza específica do espaço expositivo, identificada pela artista, confere às suas obras um significado especial.

Uma nova instalação sonora produzida para a exposição foca o próprio ato de receção da arte. O que se ouve parece competir com o que se vê, chamando a atenção para um objeto físico através do qual o aspeto imaterial se torna inseparável da sua manifestação material.

A sua obra conduz-nos de volta a si própria. Entre as perspetivas possíveis de abordagem do trabalho Luisa Cunha, é a autorreferencialidade “silenciosa” que permite ao visitante contemplar as circunstâncias necessárias para a arte poder existir.

Luisa Cunha (Lisboa, 1949) vive e trabalha em Lisboa. É licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e concluiu o Curso Avançado de Escultura no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual. Expõe desde 1994, destacando- se os seguintes espaços e eventos: Atelier-Museu Júlio Pomar, Bienal de São Paulo, Biennale of Sydney, Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, Casa da Música, Culturgest, Fidelidade Arte, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundación “la Caixa”, Galeria Municipal do Porto, LisboaPhoto 2005, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva, Museu de Serralves, para além de diversos espaços independentes. Em 2021, foi vencedora do Grande Prémio Fundação EDP Arte e, em 2022, foi-lhe atribuído o Prémio AICA/MC/Millennium BCP de Artes Visuais.

Lumiar Cité

Rua Tomás del Negro, 8A 1750-105 Lisboa, Portugal

Quarta a domingo, 15h00 às 19h00, ou através de marcação

Carris: 798 paragem Rua Helena Vaz da Silva, 717 paragem Av. Carlos Paredes Metro: Lumiar (saída Estrada da Torre).

Conteúdo patrocinado por Wake Up!.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.