Exposição recorda vida e obra de João Conde (O Outro Conde)

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Fevereiro, 2020
Exposição recorda vida e obra de João Conde (O Outro Conde)
DR

Chama-se João Conde e deixou na Universidade de Aveiro (UA) muitos amigos cheios de saudades. Terminou há um ano a Licenciatura em Design pela UA. Desenhador compulsivo desde criança, criou centenas de trabalhos que se preparam para testemunhar-lhe a vida na exposição “O João Conde / O Outro Conde”. De 19 de fevereiro a 31 de março, na Galeria Multifunções do Espaço Viver a UA, o João regressa a Aveiro de onde, afinal, nunca saiu.

A exposição foi inaugurada a 19 de fevereiro e pretende recordar não só o percurso artístico de João Conde como também celebrar a arte e a vida e inspirar atuais e futuros artistas.

A mostra surgiu do anseio dos pais do João de apresentar uma evolução do trabalho gráfico realizado pelo filho durante os 21 anos de vida. “Desde muito cedo o João evidenciou um talento para as artes plásticas que foi sendo aperfeiçoado e cuidado, culminando na sua licenciatura em design, pela UA, e posterior contratação como designer pela United By”, lembra a mãe.

Ana Paula Conde, antiga aluna de Biologia da UA, recorda que inúmeros “foram os projetos que o João concretizou e muitos mais se idealizaram na sua cabeça”. Adorava a vida. Aproveitava todos os segundos. Extremamente alegre. Amigo dos amigos. Não deixava ninguém sozinho. Adorava ajudar os outros. Assim era o João.

Já em criança os lápis e as folhas de papel o acompanhavam, muito, muito mais que os brinquedos. Já em criança, sentado em frente aos desenhos animados da televisão, desenhava os bonecos que via em folhas atrás de folhas que os pais, espantados com a arte do miúdo, foram armazenando religiosamente.

Muitos desses desenhos poderão ser vistos na exposição. Esses e os que registou em muitos diários gráficos, companhia fiel desde sempre, enchidos compulsivamente uns atrás dos outros à medida da velocidade com que as ideias lhe surgiam na cabeça.

Veio para o Departamento de Comunicação e Arte da UA aos 17 anos estudar Design. Aos 20, em 2018, quando estava a terminar o curso foi convidado para trabalhar com o arquiteto Miguel Palmeiro, no gabinete de design United By. Trabalhar como designer foi um sonho tornado realidade. A mãe recorda o entusiasmo desses tempos: “O João dizia muitas vezes que estava a fazer o que amava e que, ainda por cima, era pago para isso”.

“O João Conde / O Outro Conde” viaja também por esses períodos, pelo tempo da UA, pelo tempo em que o João e o amor ao Design cresciam, cresciam, cresciam e pareciam não ter limites. E não tinham mesmo. Entre as dezenas de personagens que criou a exposição lembra especialmente O Outro Conde (@ooutroconde), um alter-ego do João que ganhou vida no Instagram.

“Se a vida o tivesse permitido, não haveria como o parar”. O amor e as saudades são dos pais e da irmã. O amor e as saudades são também dos muitos, muitos amigos que deixou em Aveiro e por todo o país. O amor e as saudades serão também de todos quantos passarem pela exposição. De certeza que, mesmo que não tenha conhecido o João, ele o vai inspirar.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.