Faculdade de Ciências Humanas recebe figuras de renome e debate desafios da cultura digital
A 8.ª edição da Lisbon Summer School for the Study of Culture, iniciativa do The Lisbon Consortium da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa que promove anualmente a articulação entre o mundo artístico e o mundo académico, regressa no próximo dia 2 de Julho a várias instituições de Lisboa.
Dedicada ao tema “Cyber+Cipher+Culture”, esta edição contará com mais de 100 participantes de 30 nacionalidades, de todos os continentes e terá lugar na sede da Microsoft, na Culturgest, no Pestana Pousada de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa.
O encontro terá como convidado especial Arjun Appadurai, premiado professor da New York University, consultor da UNESCO e do Banco Mundial, reconhecido pelo seu trabalho sobre as transformações da globalização. O autor de Fear of Small Numbers: An Essay on the Geography of Anger (2006) vai discutir a questão dos migrantes na Europa.
Entre os oradores principais, destaca-se Maurizio Lazzarato, prestigiado filósofo e sociólogo italiano, autor de obras seminais como The Making of the Indebted Man (2012) e Les Révolutions du Capitalisme (2004). A esta Summer School, o investigador da Sorbonne trará uma reflexão sobre a ideologia do ‘cyber’ e do ‘cyborg’.
Stefan Kaegi, um dos fundadores do coletivo performativo Rimini Protokoll, conhecido por apresentar projectos teatrais que envolvem cidadãos anónimos e exploram a fronteira entre a ficção e o real, apresenta a conferência “On transplanted performers and remote controlled audiences”. O artista fará também uma visita guiada à exposição colectiva Eco-Visionários: Arte, Arquitetura após o Antropoceno, que se encontra patente no MAAT e que conta com uma obra dos Rimini Protokoll.
Marie-Laure Ryan, académica suíça radicada nos Estados Unidos, com obra relevante na articulação entre narrativa, realidade virtual e inteligência artificial, encerra a edição deste ano.
A Lisbon Summer School reúne professores, curadores, artistas e jovens investigadores para uma semana de palestras, apresentações, debates e actividades artísticas que pretendem provocar a reflexão sobre a cultura e arte contemporâneas.
A Lisbon Summer School for the Study of Culture é uma iniciativa do The Lisbon Consortium, o programa internacional de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica. Recorde-se que o Mestrado em Estudos de Cultura é o 4.º melhor Mestrado do mundo na categoria da Gestão das Indústrias Culturais e Criativas, de acordo com o prestigiado ranking internacional da Eduniversal.