Faculdade de Ciências Humanas recebe figuras de renome e debate desafios da cultura digital

por Comunidade Cultura e Arte,    28 Junho, 2018
Faculdade de Ciências Humanas recebe figuras de renome e debate desafios da cultura digital
PUB

8.ª edição da Lisbon Summer School for the Study of Culture, iniciativa do The Lisbon Consortium da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa que promove anualmente a articulação entre o mundo artístico e o mundo académico, regressa no próximo dia 2 de Julho a várias instituições de Lisboa.

Dedicada ao tema “Cyber+Cipher+Culture”, esta edição contará com mais de 100 participantes de 30 nacionalidades, de todos os continentes e terá lugar na sede da Microsoft, na Culturgest, no Pestana Pousada de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa.

O encontro terá como convidado especial Arjun Appadurai, premiado professor da New York University, consultor da UNESCO e do Banco Mundial, reconhecido pelo seu trabalho sobre as transformações da globalização. O autor de Fear of Small Numbers: An Essay on the Geography of Anger (2006) vai discutir a questão dos migrantes na Europa.

Entre os oradores principais, destaca-se Maurizio Lazzarato, prestigiado filósofo e sociólogo italiano, autor de obras seminais como The Making of the Indebted Man (2012) e Les Révolutions du Capitalisme (2004). A esta Summer School, o investigador da Sorbonne trará uma reflexão sobre a ideologia do ‘cyber’ e do ‘cyborg’.

Stefan Kaegi, um dos fundadores do coletivo performativo Rimini Protokoll, conhecido por apresentar projectos teatrais que envolvem cidadãos anónimos e exploram a fronteira entre a ficção e o real, apresenta a conferência “On transplanted performers and remote controlled audiences”. O artista fará também uma visita guiada à exposição colectiva Eco-Visionários: Arte, Arquitetura após o Antropoceno, que se encontra patente no MAAT e que conta com uma obra dos Rimini Protokoll.

Marie-Laure Ryan, académica suíça radicada nos Estados Unidos, com obra relevante na articulação entre narrativa, realidade virtual e inteligência artificial, encerra a edição deste ano.

A Lisbon Summer School reúne professores, curadores, artistas e jovens investigadores para uma semana de palestras, apresentações, debates e actividades artísticas que pretendem provocar a reflexão sobre a cultura e arte contemporâneas.

A Lisbon Summer School for the Study of Culture é uma iniciativa do The Lisbon Consortium, o programa internacional de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica. Recorde-se que o Mestrado em Estudos de Cultura é o 4.º melhor Mestrado do mundo na categoria da Gestão das Indústrias Culturais e Criativas, de acordo com o prestigiado ranking internacional da Eduniversal.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados