Festa do Cinema Francês regressa a 10 cidades portuguesas e serão programados mais de 80 filmes
A Festa realiza-se em 10 cidades: Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Viseu, Faro, Lagos e Funchal. Ao todo serão programados mais de 80 filmes.
Dedicada a uma das mais ricas e vivas cinematografias do mundo, a Festa do Cinema Francês regressa ao grande ecrã, depois de duas últimas edições feitas sob condições restritas, para a sua 23ª edição. De 26 de outubro a 20 de novembro a Festa vai apresentar mais de 80 filmes, de diferentes géneros e estilos cinematográficos, programados em diferentes secções, e percorrer 10 cidades portuguesas: Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Viseu, Faro, Lagos e Funchal.
As antestreias – a atualidade francesa ou o esprit du temps
A Festa do Cinema Francês volta a apresentar em primeira mão obras recentes, nunca antes exibidas em Portugal. Ao todo serão 10 os filmes em antestreia, entre eles Toda a Gente Gosta de Jeanne, uma obra de Céline Devaux, que será exibido na sessão de abertura oficial desta 23ª edição da Festa, no dia 26 de outubro, no Cinema São Jorge, e que contará com a presença da realizadora e parte do elenco. Este filme conta com a participação dos portugueses Nuno Lopes e Pedro Lacerda e a ação desenrola-se em Lisboa.
Na cerimónia de encerramento, a 6 de novembro, no Cinema São Jorge, é exibido O Inocente, um filme que conta com Louis Garrel como ator, realizador e autor e que vai ter estreia absoluta no Festival Internacional de San Sebastian, que se realiza até ao dia 24 de setembro.
Destaque também para Un beau matin de Mia Hansen-Løve, uma longa-metragem que estreou na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2022, protagonizada por Léa Seydoux, que assume o papel de Sandra, uma jovem mãe que está a criar sozinha a filha.
É ainda exibido Simone – A Viagem do Século de Olivier Dahan, que conta a história da política francesa Simone Veil, que abalou a sua época por defender uma mensagem humanista de arrebatadora atualidade.
Inéditos: os filmes nunca antes apresentados em Portugal
Oito filmes vão ser exibidos pela primeira vez em Portugal, numa secção dedicada a filmes cuja distribuição comercial ainda não está assegurada no nosso país.
Antoine Barraud realizador do filme Madeleine Collins vai marcar presença em Portugal para apresentação deste filme sobre Judith, uma mulher que mantém uma vida dupla entre a Suíça e França, e que teve a sua estreia no Festival de Veneza em 2021. Também a comédia O Pátio dos Milagres, vai contar com a presença dos seus realizadores em Lisboa Hakim Zouhani e Carine May.
Segunda chance: para ver ou rever
20 produções francesas integram esta secção, composta por obras já exibidas nas salas de cinema em Portugal entre 2021 e 2022, e que agora ganham uma nova oportunidade de serem vistas no grande ecrã.
Um destes filmes é Jane por Charlotte, uma obra onde Charlotte Gainsbourg assume o papel de realizadora para expor a relação com a sua mãe, Jane Birkin.
O Acontecimento, de Audrey Diwan, filme vencedor da competição oficial do 78.º Festival de Veneza vai também ser exibido nesta edição, assim como Vortex de Gaspar Noé, O que nos Une de Bernard Campan e Alexandre Jollien, ou Notre Dame em Chamas de Jean-Jacques Annaud.
Cinema à mesa: quando a gastronomia chega ao grande ecrã
A Festa programa quatro filmes dedicados à gastronomia, onde a culinária encontra o cinema através de quatro saborosas comédias, nomeadamente A Brigada de Louis-Julien Petit, Champagne! de Nicolas Vanier, Assim é a Vida de Olivier Nakache e Eric Toledano e Delicioso de Eric Besnard.
CineJovem: filmes a pensar nos mais novos e nas famílias
Uma vez mais, a Festa do Cinema Francês conta com uma secção dedicada às famílias, composta por uma seleção de filmes de ficção, animação, documentário e um clássico da cinematografia francesa para descobrir e apreciar a sétima arte desde cedo, através de temáticas diversas, que despertam a curiosidade e divertem. Neste programa o público pode ver, entre outros, O Menino Nicolau – O Que Esperamos Para Sermos Felizes, filme de animação vencedor do Grande Prémio do Festival de Cinema de Animação de Annecy e Adeus Rapazes, de Louis Malle, filme que também integra a retrospetiva Louis Malle na Cinemateca Portuguesa.
Retrospetiva Louis Malle e programa ACID
Durante o Festival de Cannes, a ACID (Associação para a Distribuição de Cinema Independente) dá visibilidade a realizadores, cujos trabalhos têm escassa distribuição. É nesse sentido que a Festa exibe o documentário Atlantic Bar de Fanny Molins.
Por fim, em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, vai ainda ser apresentada uma retrospetiva do trabalho do realizador francês Louis Malle (1932-1995), que assinou dezenas de obras.
A Festa do Cinema Francês integra a Temporada Portugal-França 2022, uma iniciativa que pretende fortalecer os laços entre os dois países e que conta com várias atividades culturais.
Calendário da Festa do Cinema Francês 2022
LISBOA
26 de outubro a 6 de novembro: Cinema São Jorge
2 a 30 de novembro: Cinemateca Portuguesa
ALMADA
26 a 28 de outubro: Auditório Fernando Lopes-Graça
COIMBRA
26 a 29 de outubro: Teatro Académico de Gil Vicente
OEIRAS
27 a 30 de outubro: Auditório Municipal Eunice Muñoz
17 a 20 novembro: Cinema NOS
PORTO
7 a 12 de novembro: Teatro Municipal do Porto – Rivoli
10 ao 15 de novembro – Trindade
17 a 20 de novembro – Cinema NOS Alameda
FARO
17 a 20 de novembro: Cinema NOS Fórum Algarve
VISEU
17 a 20 de novembro: Cinema NOS Fórum Viseu
ÉVORA
17 a 20 de novembro: Cinema NOS Évora Plaza
LAGOS
15, 16, 17 e 19 de novembro: Biblioteca Municipal
FUNCHAL
17 a 20 de novembro: Cinema NOS Fórum Madeira