Festas de Lisboa e de São João no Porto estão canceladas
A Câmara Municipal e a EGEAC, empresa municipal de cultura, anunciaram este sábado (4) o cancelamento das Festas de Lisboa. No Porto, as Festas de São João também não vão acontecer. Não há arraiais, marchas populares ou Casamentos de Santo António em 2020.
Num comunicado, o município lisboeta explica que “a elevada concentração de pessoas” que carateriza os arraiais “é incompatível com a sua realização mesmo num cenário de achatamento da curva de contágio e da diminuição do número de infectados“. As Festas de Lisboa duram, usualmente, todo o mês de junho, com pequenas festas e arraiais espalhados por todos os bairros e freguesias da capital portuguesa.
A comunicação da autarquia portuense é semelhante, assumindo “o potencial de risco para a saúde pública” que a Festa de São João representa, por “reunir milhares de pessoas nas ruas da cidade“.
Lisboa sem marchas
É a primeira vez em 32 anos que os bairros da capital não descem a Avenida da Liberdade. A última vez que as Marchas Populares não tinham acontecido tinha sido em 1988, sendo que a partir de 1989 adquiriram o caráter regular e tradicional que têm até hoje.
O tema previsto para 2020 – Amália Rodrigues – transita para 2021, o que permitirá aos organizadores das várias marchas rentabilizar todo o trabalho já realizado para este ano.
Porto sem festas
Os concertos, animação e programação das festas de São João, na noite de 23 para 24 de junho, estão cancelados. A Câmara Municipal do Porto fará transitar “as verbas referentes a essas iniciativas” para “o esforço do município nas diversas ações de combate ao atual cenário de pandemia”.
Este artigo foi escrito por Pedro Miguel Coelho e foi originalmente publicado em Espalha Factos.