Festivais Utopia de Braga, Fólio de Óbidos e 5L de Lisboa criam parceria
Na 1.ª edição do Festival Literário Utopia, os municípios de Braga, Lisboa e Óbidos celebraram memorando para a cooperação cultural sustentada na literatura.
O Theatro Circo de Braga foi o palco escolhido para a celebração do protocolo entre o Festival Literário Utopia, o Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos e o Festival Literário de Lisboa 5L.
Antes da conversa de abertura com Frederico Lourenço e Ricardo Araújo Pereira (moderação de Maria João Costa), perante lotação esgotada, Ricardo Rio (presidente da Câmara Municipal de Braga), Laurentina Pereira (Câmara Municipal de Lisboa) e Filipe Daniel (presidente da Câmara Municipal de Óbidos) divulgaram o acordo e pressupostos.
O protocolo entre as três instituições “incentiva a partilha de recursos, minimiza a duplicação de esforços e exponencia a eficiência da governação local.” O memorando de cooperação municipal dá conta da intenção de replicar as iniciativas culturais e a “criação de uma rede de eventos literários entre os três municípios.“
Existe a vontade de que esta plataforma esteja aberta a outros territórios e organizações na área do livro.
Segundo Ricardo Rio, “é fundamental que as diversas câmaras municipais aqui representadas por estes três festivais assumam este mesmo compromisso, de trabalhar em conjunto, de perceberem que colectivamente podemos fazer muito mais pelos nossos cidadãos, para valorizar os festivais que promovemos, para os posicionar internacionalmente também como referência.“
São as três primeiras sementes, afirmou ainda, de um acordo pretendido com todos os festivais literários a nível nacional.
Paulo Ferreira (director do Festival Utopia), em declarações à Comunidade Cultura e Arte, afirmou que “faz parte do ADN do próprio projecto criar uma marca global de eventos literários, isto é, o evento vai começar em Braga — é a cidade escolhida em Portugal para acolher sempre o Utopia —, mas a nossa intenção é muito clara: é pegar nesta marca dos festivais literários, que tem uma identidade muito própria; esta ligação aos territórios literários dá-lhe uma mundanidade muito grande, na medida em que queremos que seja um elemento estratégico de marketing territorial. Depois vamos escolher outra cidade noutros países para levar a cabo o festival.“, assume.
A 1.ª edição do Festival Literário Utopia decorre entre o dia 2 e 12 de Novembro. Quase todas as sessões estão já esgotadas.