Festival CINENOVA, festival internacional de cinema universitário, aceita propostas até Maio
À semelhança de anos anteriores, há dois prémios: 2.000€ para o melhor filme; e 1.000€ para o melhor filme português a concurso.
Organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o CINENOVA, festival internacional de cinema universitário, está a aceitar candidaturas de curtas metragens até ao próximo dia 2 de Maio.
O evento, que desde 2018 exibe e premeia curtas de académicos de todo o mundo, realiza-se entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro do presente ano.
As produções têm o limite máximo de 30 minutos e deverão ter sido produzidas depois de janeiro de 2018 por realizadores que se encontravam ou que ainda se encontram inscritos numa instituição académica. O tema da presente edição é “Cinema e Conhecimento”. As candidaturas poderão ser submetidas gratuitamente através da plataforma FilmFreeway.
Para os interessados que tenham dúvidas, serão ainda disponibilizadas duas sessões de esclarecimento via zoom, uma em inglês e outra em português, dia 16 e 23 de abril, respectivamente.
A organização, que este ano já recebeu mais de 800 candidaturas, atribuirá para além das habituais menções honrosas, o prémio de melhor filme e de melhor filme português no valor de 2.000 e 1.000 euros, respectivamente.
Na categoria de melhor filme, a edição de 2020 teve como vencedor o filme Provence, da realizadora belga Kato de Boeck, e a obra Três Perdidos Fazem um Encontrado (realizado pelo nipónico Atsushi Kuwayama em Mestrado na Universidade Lusófona) na qualidade de Melhor Filme Português a concurso.
O júri é formado por figuras de referência no panorama cultural nacional e internacional. Para além da mostragem de dezenas de curtas, serão ainda promovidas atividades como masterclasses, debates e workshops. O regulamento de participação e todas as informações sobre o CINENOVA 2021 estão disponíveis aqui.