Festival Elétrico regressa e lança debate sobre arte e inteligência artificial a partir de 10 cenários que poderiam ter acontecido

por Comunidade Cultura e Arte,    5 Julho, 2024
Festival Elétrico regressa e lança debate sobre arte e inteligência artificial a partir de 10 cenários que poderiam ter acontecido
DR

O Festival Elétrico regressa ao Parque Urbano da Pasteleira, no Porto, de 5 a 7 de julho, e este ano a conferência sobre arte e tecnologia arranca sob o mote “Encontros Imaginários” com uma exposição de muppies com imagens geradas a partir de Inteligência Artificial a partir de “prompts” sugeridos por nomes como Rui Moreira, Moullinex, André-Villas Boas, Martim Sousa Tavares, Rui Reininho, Rita Camarneiro, entre outros.

O Festival Elétrico é o ponto de encontro para quem gosta de música eletrónica e de tecnologia. Uma iniciativa da qual o The Next Big Idea é parceiro na curadoria de conteúdo e que todos os anos propõe um debate sobre temas que juntam o universo da arte e da tecnologia.

Nesta edição, o desafio foi fazer uma imersão naquele que é o potencial da inteligência artificial para nos colocar a refletir sobre o tema que está a marcar a agenda global, propondo uma abordagem que junte a criatividade humana às capacidades das novas plataformas de Generative AI.

Como? Convidando uma série de artistas e figuras públicas a imaginar “encontros imaginários” entre figuras histórias e a escrever um prompt que desse origem a uma imagem criada por IA generativa. O que teria acontecido se Amadeo Souza Cardoso tivesse sido contemporâneo dos Rolling Stones e pudesse ter criado uma das suas icónicas capas de álbuns? O que resultaria de um encontro entre três grandes nomes da literatura renascentista como Camões, Shakespeare e Cervantes? Ou, mais contemporaneamente, o que resultaria de um encontro entre José Saramago e Vladimir Putin?

Aceitaram o desafio nomes como Rui Moreira, Moullinex, André-Villas Boas, Martim Sousa Tavares, Rui Reininho, Rita Camarneiro, Paulo Moura, Carlos Quevedo, António Carlos Cortez e Vítor Magalhães. A execução ficou a cargo da Legendary.

DR

Este é o princípio de um debate que levará, em setembro, a discussão a um novo palco no Porto para discutir inteligência artificial, criatividade humana, arte e tecnologia à luz das mudanças a que assistimos.

As imagens geradas vão estar em muppies distribuídos pelo recinto do Festival, no Parque da Pasteleira, num roteiro que o público poderá fazer durante os diferentes concertos que fazem parte da programação do festival. 

Em termos musicais, a edição de 2024 reúne grandes nomes da música eletrónica nacional e internacional e conta com o regresso de Kruder & Dorfmeister (DJ) e a presença na cabine do mítico Michael Mayer e Sven Väth. 

Na sexta-feira, dia 5, os Festivaleiros vão poder assistir ao jogo da Seleção Nacional para os quartos de final do Euro 2024, a partir das 20h. 

Os bilhetes para o Festival Elétrico estão disponíveis aqui

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.