Festival Política e Instituto Português do Desporto e Juventude atribuem bolsas para artistas, criadores e activistas de Lisboa e Braga

por Comunidade Cultura e Arte,    9 Março, 2022
Festival Política e Instituto Português do Desporto e Juventude atribuem bolsas para artistas, criadores e activistas de Lisboa e Braga
DR

O Festival Política acontece em Lisboa de 21 a 24  de abril e em Braga de 5 a 7 de maio. Desinformação será o tema central para a edição de 2022. A entrada também será gratuita.

Estão abertas as candidaturas às bolsas de criação do Festival Política para as cidades de Lisboa e Braga. No primeiro semestre de 2022 o festival irá decorrer em Lisboa (Cinema São Jorge, de 21 a 24  de abril) e em Braga (Centro de Juventude, 5 a 7 de maio). No segundo semestre do ano, o festival chegará a mais localidades.

O tema central do Festival Política 2022 é Desinformação. O festival apresentará uma programação composta por filmes, debates, performances, espetáculos e outras formas de expressão artística que promovam a reflexão e a discussão sobre a desinformação. “A edição de 2022 tem como objetivos a promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos, assumindo-se como um instrumento de capacitação dos cidadãos para criarem o seu antídoto contra a desinformação a partir do exercício dos seus direitos fundamentais e de uma visão crítica relativamente aos fluxos de informação”, refere Bárbara Rosa, co-diretora do festival, num comunicado enviado para a nossa redacção.

As bolsas têm por objetivo “fomentar e apoiar a criação artística e intervenção cívica de jovens até 30 anos residentes nos distritos de Lisboa ou de Braga. Podem ser atribuídas nas modalidades de literatura, música, artes performativas, artes plásticas, vídeo ou de formação (workshop)”, pode ler-se no mesmo comunicado. Nesta fase, serão instituídas quatro bolsas de criação, cada uma no valor de 500 euros. “O desafio é que o tema seja trabalhado numa, ou mais, das seguintes dimensões: desinformação enquanto ameaça à democracia e aos processos eleitorais; desinformação enquanto factor para a polarização da sociedade e fomento da discriminação e marginalização de grupos populacionais; desinformação enquanto elemento que mina a confiança dos cidadãos nos meios de comunicação social e no jornalismo.”, lê-se ainda no mesmo texto.

O regulamento completo está disponível aqui. Outros esclarecimentos adicionais sobre o concurso através do e-mail submissions.politica@gmail.com. A data limite para o envio de propostas é 31 de Março.

O Festival Política é uma iniciativa da Associação Isonomia que tem como objetivo promover a cidadania e a defesa dos direitos humanos. Criado em 2017 em co-produção com a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), o festival insere-se desde a sua primeira edição no programa das comemorações da revolução de Abril de 74 do Município de Lisboa. Em Braga o festival conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga. Está presente em Braga desde 2019 tendo, na edição de estreia, coincidido com as comemorações oficiais do Dia da Europa, que decorreram na cidade. Desde então a programação da cidade tem em conta as questões europeias.

Este artigo foi editado e actualizado no dia 11 de Março, pelas 15h55, após recebermos nova informação sobre a data limite de envio das propostas. Onde se lia 12 de Março passou a estar escrito 31 de Março.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados