Filme biográfico de J.R.R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”, estreia este ano

por Cinema 7ª Arte,    30 Janeiro, 2019
Filme biográfico de J.R.R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”, estreia este ano
“Tolkien” (2019), Dome Karukoski
PUB

O filme baseado na vida de J.R.R. Tolkien, autor de “The Hobbit (1937) e da trilogia “O Senhor dos Anéis (1954-1955), vai finalmente chegar ao grande ecrã após vários anos de produçãoe tem como título “Tolkien”.

A obra é realizada pelo finlandês Dome Karukoski (“Tom Of Finland”, “Coração de Leão”), e produzida por Peter Chernin (“Planeta dos Macacos: A Origem”, 2011)Jenno Topping (“Elementos Secretos”, 2016)David Ready (“A Montanha Entre Nós”, 2017), e por Kris Thykier (“Mulher de Ouro”, 2015).

“Tolkien” (2019), Dome Karukoski

O guião de “Tolkien” está ao encargo de David Gleeson e Stephen Beresford, e segundo a sinopse oficial, este explora “os anos de formação do autor órfão enquanto descobre a amizade, o amor e a aspiração artística entre um grupo de proscritos na escola. Isto leva-o para o mundo da Primeira Guerra Mundial, que ameaça destruir a ‘Irmandade’. Todas estas experiências haveriam de inspirar Tolkien a escreveu os seus famosos romances sobre a Terra Média.

Segundo Karukoski, o filme vai ao encontro dos “anos iniciais em que o artista que somos confronta, de certa forma, a nossa imaginação”, cita o USA Today. “Isso muitas vezes dá origem ao medo, em relação ao modo como a nossa imaginação brinca connosco, especialmente na mente de um génio como Tolkien.

“Tolkien” (2019), Dome Karukoski

O papel de Tolkien será interpretado por Nicholas Houltque entrou no filme candidato aos Óscares “A Favorita”(2018), de Yorgos Lanthimos, enquanto que o papel da mulher do escritorEdith Bratt, será interpretado por Lily Collins (“Deixa o Amor Entrar”, 2014). No resto do elenco constam atores como Colm Meaney (“Con Air: Fortaleza Voadora”, 1997)Anthony Boyle (“A Cidade Perdida de Z”, 2016) Patrick Gibson (“O Que Fez o Richard”, 2012), entre outros.

O filme chega às salas de cinema do Reino Unido no dia 3 de maio de 2019.

Este artigo foi originalmente publicado em Cinema 7ª Arte, e é da autoria de Diogo Vieira, tendo sido aqui reproduzido com a devida autorização.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados