Filme de Edgar Pêra sobre Fernando Pessoa chega aos cinemas em outubro

por Lusa,    12 Junho, 2023
Filme de Edgar Pêra sobre Fernando Pessoa chega aos cinemas em outubro
Fernando Pessoa / DR

O filme “Não Sou Nada – The Nothingness Club”, de Edgar Pêra, vai chegar aos cinemas portugueses no dia 26 de outubro, anunciou hoje a distribuidora Nitrato Filmes.

Estreado em janeiro na competição do festival de Roterdão, “Não Sou Nada – The Nothingness Club” é apresentado como um “cinenigma” em torno de Fernando Pessoa e da obra literária multiplicada por dezenas de heterónimos.

O filme, produzido por Rodrigo Areias, de Bando à Parte, foi rodado no verão de 2020, em plena pandemia da covid-19, com o elenco e a equipa técnica num quase confinamento, num armazém da antiga Fábrica do Rio Vizela, em Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso.

Foi lá que Edgar Pêra imaginou a mente de Fernando Pessoa como a redação de uma revista, ou como um escritório – o poeta foi ele próprio empregado de escritório -, no qual trabalham todos os seus heterónimos, produzindo novos textos em simultâneo, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Barão de Teive.

“Não Sou Nada – The Nothingness Club” é uma ideia de Edgar Pêra, conta com Luísa Costa Gomes no trabalho de escrita de argumento, mas 90% do texto dos atores é da autoria de Fernando Pessoa.

Com Miguel Borges no papel de Fernando Pessoa, o elenco inclui ainda Albano Jerónimo, Vítor Correia, Miguel Nunes, Paulo Pires, António Durães e Victoria Guerra.

Edgar Pêra, que em 2019 teve uma retrospetiva do seu cinema no festival de Roterdão, sublinhou neste filme uma maior ligação pessoal, porque a obra de Fernando Pessoa lhe é muito presente.

“Este é de longe o projeto em que eu mais me projetei, passe o pleonasmo, porque há questões que são fundamentais. […] O Pessoa tem a capacidade de tocar muitas pessoas, porque ele abarcava muitos pontos de vista. Quem ler as cartas dele a Ofélia, a questão fundamental dele tem a ver com dinheiro, trabalho e amor”, explicou à Lusa o realizador, aquando da estreia em Roterdão.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.