FINTA encerra em modo festa: teatro, marionetas e novo circo para todos
O FINTA – Festival Internacional de Teatro ACERT continua a celebrar os seus 30 anos entre os dias 21 e 23 de novembro, com uma programação diversa que abrange teatro, marionetas e novo circo.
A programação principal do segundo fim de semana de FINTA inicia-se a 21 de novembro, às 21h30, com “Guião para um País Possível” de Sara Barros Leitão e da companhia Cassandra. Este espetáculo é uma viagem pelos registos parlamentares dos últimos 50 anos da democracia portuguesa, trazendo à luz o trabalho dos taquígrafos e as decisões que moldaram o país. A peça reflete sobre as mudanças e os desafios da democracia.
Na sexta-feira, dia 22, pelas 21h30, acontece o espetáculo clown “N’imPORTE quoi”, de Leandre, uma comédia visual repleta de humor e poesia, onde cinco palhaços embarcam numa jornada absurda e comovente, repleta de momentos de alegria e introspecção.
Depois, às 23h00, no Bar ACERT, Txema Muñoz apresenta “Postman”, um espetáculo de mimo e magia, onde um carteiro encontra uma encomenda sem destinatário e embarca numa aventura divertida e cheia de surpresas.
No sábado, 23 de novembro, a programação tem início às 16h30 com “Nube Nube” da companhia Periferia Teatro, um espetáculo de marionetas para toda a família que revisita contos clássicos e aborda o amor com humor e poesia visual.
À noite, mais precisamente às 21h30, Piergiorgio Milano traz o “White Out – La Conquête de l’inutile”, um espetáculo que combina dança, teatro e novo circo. Inspirado nos alpinistas que desafiam as montanhas, o espetáculo leva o público a uma jornada que explora a delicada fronteira entre vida e morte, num ambiente de neve e vertigem.
A noite e o festival encerram com “Plato Platito Platete”, de Javi Javichy, no Bar ACERT às 23h00, um espetáculo de circo e humor onde o artista combina equilibrismo, malabarismo e comédia.
Histórias e palcos que resgatam a memória e oficinas
A programação paralela do segundo fim de semana do FINTA inclui o “Trocador de Histórias”, espetáculo de Zé Pedro Ramos, que continua a ser apresentado às 14h30 em centros de dia do concelho de Tondela, promovendo a tradição oral e a interação com o público idoso. Nestes dias, estará em Nandufe (dia 21) e Mosteiro de Fráguas (dia 22) às 14h30.
Já no dia 23 de novembro, sábado, o espetáculo “Clown, Magia e Malabarismo” vai até ao Centro Paroquial de Canas de Sta. Maria às 14h30. Uma apresentação de circo, em que Daniel Matos promete criar sorrisos através de muita brincadeira entre o malabarismo e a ilusão.
“Ilusionismo: A Interseção Entre Psicologia, Filosofia E Teatro”, é a oficina de Zé Mágico que acontece dia 23, às 10h00. Uma proposta para profissionais e estudantes de diferentes áreas artísticas explorarem técnicas de ilusionismo na sua relação com áreas que abordam a perceção humana de diferentes formas como a psicologia, a filosofia e o teatro.
Os Aperitivos Teatrais no Bar ACERT incluem os espetáculos “O Guarda Serôdio”, “O Otorrino” e “Pinta o teu palhaço” às quintas e sextas às 21h00, enquanto aos sábados, Daniel Matos apresenta “Clown, Magia e Malabarismo” às 21h00, oferecendo ao público momentos de ilusão e riso.
De forma a que toda a gente tenha possibilidade de experienciar o FINTA, há transporte gratuito entre Viseu e Tondela assegurado pela ACERT durante os dias do festival.
Com uma programação diversificada o FINTA conclui sua 30ª edição com uma celebração de arte e cultura acessível a todos.
Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis na bilheteira da ACERT e online em acert.bol.pt, com passes e descontos acessíveis, garantindo que todos possam fazer parte desta grande celebração do teatro.
Conteúdo patrocinado por ACERT.