FINTA – Festival Internacional de Teatro ACERT regressa este mês para celebrar a 30.ª edição com uma jornada dupla

por Conteúdo Patrocinado,    8 Novembro, 2024
FINTA – Festival Internacional de Teatro ACERT regressa este mês para celebrar a 30.ª edição com uma jornada dupla
DR

30 edições de um Festival Internacional de Teatro que se reinventa, em Tondela, sem perder a essência.

Em 2024 o FINTA – Festival Internacional de Teatro ACERT renova-se numa edição que terá espetáculos ao longo de 6 dias, de 14 a 16 e de 21 a 23 de novembro. Se este é um dos pontos altos da programação da ACERT e da vida cultural de Tondela, muito se deve à perseverança de quem, ano após ano, planeia e põe marcha esta verdadeira festa do teatro que é, desde o início, um espaço que pretende oferecer ao público formas plurais de abordagem do espetáculo teatral na sua transversalidade com as outras disciplinas artísticas, e que procura elevar o grau de exigência dos espectadores e ampliar o seu – e o nosso – universo de referência. 

Tudo começou em 1996, quando, ainda integrado no Tom de Festa – Festival de Músicas do Mundo, o FINTA trouxe a Tondela a possibilidade de contactar com artistas, companhias e formas de fazer teatro que estavam bastante distantes do nosso território. O público foi unânime e o FINTA ganhou espaço e identidade própria.  Afinal, é mesmo no Teatro que tem origem a ACERT com o seu Trigo Limpo. Com vários dias de Festival e diversas propostas teatrais em cada um deles, de espetáculos de palco a cafés-teatro e algumas oficinas, num ambiente de festival em que o público voltava dia após dia. Nasce depois a ideia de ter também exposições, quase sempre dedicadas a uma personalidade das artes cénicas, e desde 2017 contamos com o lançamento dos Cadernos de Teatro. A edição em livro de dramaturgias criadas pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, já com 13 textos editados. 

Em 2024, mantem-se a celebração do Teatro através das suas diversas formas de expressão. Ao todo, serão 15 espetáculos, incluindo diversas propostas de Café-Teatro, duas oficinas, uma exposição, aperitivos teatrais e a edição de dois novos Cadernos de Teatro, com estreias e espetáculos de cinco países – Portugal, Espanha, Chéquia, Itália e Bélgica. 

É nesta edição também que o FINTA se torna palco de estreia para jovens talentos com o início da rubrica “Santos da Casa Teatro”. Um projeto que tem como objetivo divulgar jovens artistas que iniciaram o seu percurso teatral na ACERT desafiando estes jovens a criarem um espetáculo de curta duração para ser apresentado no âmbito do Festival. Teresa Machado e Andréa Fernandes serão as criadoras em estreia nesta edição.  

Neste espaço cultural de Tondela, num interior aberto ao mundo e com uma comunidade interessada e envolvida na produção artística, o FINTA continua a ser um espaço de deslumbramento e de partilha, de pensar o mundo através do Teatro, de escuta do outro, das suas ideias e vulnerabilidades.  

Num ano em que a condição humana será tema de muitos dos espetáculos apresentados, a concretização do 30º FINTA pretende ser um despertar de memórias conjuntas, mas também a criação de tantos novos momentos que ficarão guardados. 

A programação está disponível no site da ACERT em acert.pt/finta. 

Conteúdo patrocinado por ACERT.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.