Fotógrafa iraniana Newsha Tavakolian é a autora convidada da quarta edição do Ciclo Narrativa em Lisboa

Newsha Tavakolian, fotógrafa iraniana da agência Magnum, é a autora convidada da quarta edição do CICLO NARRATIVA, que se realiza, em Lisboa, entre 25 e 27 de Abril. Maria Abranches, a primeira fotógrafa portuguesa a vencer um World Press Photo, em 2025, também apresentará o seu primeiro livro, “Maria”, no dia 27 pelas 19h.
No âmbito da programação do CICLO 2025, a NARRATIVA inaugura a 25 de Abril, às 19h, uma exposição impactante de Newsha Tavakolian fotógrafa iraniana da agência Magnum, que é um retrato íntimo de uma sociedade que luta por liberdade e mudança, construído a partir do arquivo pessoal do início de carreira da autora e do trabalho que tem desenvolvido nos últimos anos.
“And They Laughed At Me”, a primeira exposição de Newsha Tavakolian em Portugal, dá a conhecer uma narrativa fotográfica construída a dois tempos: a autora revisita o seu arquivo fotográfico, recuperando imagens tecnicamente imperfeitas dos seus primeiros anos como fotógrafa, e cruza-o com um novo corpo de trabalho intimista e criativo sobre os desafios do dia-a-dia no Irão.
As fotografias, inicialmente destinadas a serem descartadas, oferecem uma visão privilegiada sobre o seu desenvolvimento artístico e o contexto social do Irão durante a década de 1990; a exposição inclui fotografias da vida quotidiana em sociedade, de acontecimentos marcantes do país e de momentos da esfera privada da autora – reflectindo uma época de esperança e de reformas sob a presidência de Khatami.
No entanto, a retrospectiva de Newsha Tavakolian é tingida por tristeza e desilusão, ao reconhecer que as liberdades prometidas não se cumpriram. Outra dimensão das suas fotografias realizadas na última década denota um desprendimento em relação ao passado, abraçando uma exploração intimista da autenticidade da sociedade iraniana, que reflecte o seu crescimento pessoal e profissional num contexto de agitação política no Irão.
A exibição deste trabalho reforça, pelo quarto ano consecutivo, a aposta da NARRATIVA em celebrar os valores da democracia através da divulgação da fotografia.