Fundação Bienal de Arte de Cerveira promove programa dedicado ao projeto “Viagem pelo Esquecimento”

por Conteúdo Patrocinado,    12 Outubro, 2022
Fundação Bienal de Arte de Cerveira promove programa dedicado ao projeto “Viagem pelo Esquecimento”
Fotografia de Diana Quintela

A instalação artística é da autoria de Ana Mesquita, João Gil e Mia Couto e integra a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira.

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira vai promover, nos dias 14 e 15 de outubro, um programa dedicado ao projeto artístico “Viagem pelo Esquecimento”. O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, vai marcar presença no evento esta sexta-feira, às 14h30, numa conversa dedicada à comunidade escolar.

Na próxima sexta-feira e sábado, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) promove um programa inteiramente dedicado ao projeto artístico “Viagem pelo Esquecimento”, que contará com a presença dos artistas Ana Mesquita e João Gil. O objetivo é a criação de momentos de diálogo e partilha com a comunidade escolar e o público em geral.

DR

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, vai participar no evento na próxima sexta-feira, às 14h30, numa conversa com os artistas e cerca de 150 jovens do ensino secundário. A sessão será seguida de uma visita oficial à XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira.

Já no sábado, 15 de outubro, pelas 17h00, o programa será alargado ao público em geral, com uma tertúlia sobre o projeto artístico, moderada pela diretora artística, Helena Mendes Pereira. O evento terá transmissão em direto nas redes sociais da FBAC.

Recorde-se que a instalação artística “Viagem pelo Esquecimento” apresenta um encontro entre três diferentes formas de arte – videoarte de Ana Mesquita, a música de João Gil e a poesia de Mia Couto e percorre os passos daquela que foi a nossa pegada humana. 

DR

Trata-se de um filme tríptico, dividido em 12 temas, que convida o público a viajar pelas mais delicadas facetas da História, num constante apelo à memória do que fomos enquanto Humanidade, em relação às mulheres, aos escravos, aos antepassados, aos migrantes, ao Planeta, às Cidades, à Vida e ao Amor.

O projeto conta com banda sonora de João Gil e arranjos de Luís Figueiredo, 12 poemas inéditos de Mia Couto – ditos por vozes como a dos músicos Maria Bethânia, Manuela Azevedo, Carlão e João Gil, dos atores Diogo Infante e Natália Luiza e do radialista Fernando Alves, às quais se juntam Ana Mesquita e João Gil –, e a videoarte de fotógrafos e cineastas como Ana Mesquita, Isabel Nolasco, Maria João Rodrigues, Mariana Teixeira, António Proença de Carvalho, Henrique Blanc, Pedro Senna Nunes, Sebastião Albuquerque e Vasco Pinhol.

DR

A instalação artística integra a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira que permanece de portas abertas até 31 de dezembro sob o tema “WE MUST TAKE ACTION/ DEVEMOS AGIR”. O evento conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Programa

14 de outubro, sexta-feira

14h30: Conversa dedicada à comunidade escolar com os artistas da obra “Viagem pelo Esquecimento” (Ana Mesquita e João Gil) 

– Abertura: Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Rui Teixeira

– Conversa com os artistas Ana Mesquita e João Gil, moderada por Helena Mendes Pereira

– Encerramento: Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva

16h00: Visita do Ministro da Cultura à XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (polo expositivo do Fórum Cultural de Cerveira)

15 de outubro, sábado

17h00: Tertúlia sobre a “Viagem pelo Esquecimento” com a presença dos artistas Ana Mesquita e João Gil e moderação de Helena Mendes Pereira 

Conteúdo patrocinado por Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.