gnration apresenta nova exposição composta por obras de artistas Media Art europeus 

por Conteúdo Patrocinado,    10 Fevereiro, 2024
gnration apresenta nova exposição composta por obras de artistas Media Art europeus 
Fotografia de Adriano Ferrreira Borges / gnration

EMAP Perspective #1 é a primeira exposição coletiva organizada pelo gnration que reúne trabalhos desenvolvidos por artistas emergentes no âmbito do programa de residências EMAP – European Media Art Platform. Esta exposição estará patente de 26 de janeiro a 27 de abril e a entrada é gratuita. 

Com o objetivo de promover a criação artística em Media Art na Europa, a primeira exposição coletiva EMAP Perspective apresenta as instalações Mosaic Virus de Anna Ridler, The Hidden Life of an Amazon User de Joana Moll, Learning from the commons de Stefan Laxness, Meditative Cohabitation de Studio Above&Below e Beyond Human Perception de uh513

Fotografia de Adriano Ferrreira Borges / gnration

Através de uma instalação vídeo, Mosaic Virus de Anna Ridler estabelece um paralelo entre a tulipomania do século XVII e a especulação contemporânea em torno das criptomoedas. A forma e a cor das tulipas são controladas pelo preço da Bitcoin, mostrando as flutuações do mercado em tempo real. Esta obra foi criada em residência no IMPAKT, em Utreque, nos Países Baixo. 

The Hidden Life of an Amazon User procura expor o abuso e a exploração, muitas vezes desconhecidos, que a Amazon exerce sobre os seus utilizadores. Este projeto baseia-se na experiência da artista, Joana Moll, quando decidiu comprar “The Life, Lessons & Rules for Success: The Journey, The Teachable Moments & 10 Rules for Success Cultivated from the Life & Wisdom of Jeff Bezos”. Esta obra foi criada em residência no IMPAKT, em Utreque, nos Países Baixo. 

Fotografia de Adriano Ferrreira Borges / gnration

Um pouco por toda a Europa, um número crescente de comunidades locais está a reivindicar o direito de transformar a paisagem das zonas onde vivem para benefício da comunidade. Learning from the commons, de Stefan Laxness, funciona como um atlas ecológico que regista algumas destas ações levadas a cabo em Froxán, Espanha, e nas serras da Estrela e do Gerês, em Portugal. Esta obra foi criada em residência no LABoral – Centro de Arte y Criación Industrial, em Gijón, Espanha. 

Com base em gravações bioacústicas e digitalizações 3D do biótopo Marais Wiels, localizado no coração da cidade de Bruxelas, Meditative Cohabitation, de Studio Above&Below, imagina a comunicação entre espécies através de tecnologias avançadas que serão aplicadas nas cidades do futuro. Esta obra foi criada em residência no iMAL – art center for digital cultures & technology, em Bruxelas, Bélgica. 

Fotografia de Adriano Ferrreira Borges / gnration

Desenvolvido pela dupla uh513, Beyond Human Perception é uma instalação vídeo que compara as reações dos seres humanos e das plantas a um estímulo comum: a música ao vivo. Esta peça conta ainda com um pequeno jardim que permite observar as reações das plantas em tempo real. Esta obra foi criada em residência no Kontenjner, em Zagrebe, Croácia. 

A exposição EMAP Perspective #1 pode ser visitada a partir de dia 26 de janeiro e até 27 de abril, no gnration, em Braga. A entrada é gratuita. 

Ao longo dos últimos anos, a EMAP – European Media Art Platform tem promovido um conjunto de residências artísticas nas várias instituições-membro da rede. Estas residências têm como objetivo fomentar o desenvolvimento, a criação e a promoção da Media Art feita por artistas residentes na União Europeia, sendo uma iniciativa cofinanciada pelo programa Creative Europe. O gnration é a única entidade nacional membro desta plataforma, tendo acolhido, desde 2022, duas residências artísticas que originaram novos trabalhos: Cascade, por Marc Vilanova e A Natureza não faz barulho, por Davor Sanvicenti em colaboração com Adriana Romero e Joana Patrão. 

Mais informações: gnration.pt e emare.eu.

Conteúdo patrocinado por gnration.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.