Gobi Bear: ‘Our Homes & Our Hearts’, para guardar junto ao coração

por João Jacinto,    30 Novembro, 2017
Gobi Bear: ‘Our Homes & Our Hearts’, para guardar junto ao coração
PUB

O urso da Mongólia – uma subespécie do urso castanho – encontra-se extremamente ameaçado, restando apenas cerca de quarenta e cinco indivíduos em ambiente selvagem. Por cá, em terras lusas, encontramos uma das grandes surpresas de 2017: o LP Our Homes & Our Hearts, do cantautor Diogo Pinto, que partilha o nome artístico com a subespécie de urso castanho – Gobi Bear.

As oito faixas de Our Homes & Our Hearts contam com três colaborações: Emmy Curl em “Unloved, Surma em “Sealion” e Helena Silva em “Fall. O registo é iminentemente folk ao longo de todo o LP. Como é típico do género, temos um especial destaque para a guitarra e para a voz de Gobi Bear.

A abertura do LP, com “Unloved“, dá mote para o registo indie-folk que permeia o álbum, e a voz adocicada de Emmy Curl encaixa na perfeição na melodia desta faixa. A participação de Surma em “Sealion é extremamente profícua: com as pequenas distorções de voz, que começa gélida, faz jus ao primeiro verso – “Your icy skin”. A voz de Gobi Bear vem a aliar-se à primeira, para dar lugar a um dueto de profundidade ímpar, em conjugação com um instrumental de fazer inveja a muitos.

Fall poderá ser considerada menos folk, quando comparada com a anterior, muito devido à distorção das cordas na primeira metade da faixa; e a voz do cantautor, acompanhada do violino de Helena Silva na segunda. Não destoando da unidade do LP, oferece um bom escape, fazendo assim com que o trabalho não chegue a soar monótono. “Succumb & Peak poderia ter como pano de fundo o Parque Nacional Peneda-Gerês, tal como parece acontecer na capa do álbum. A magia da guitarra nesta faixa, e o embalo da voz baixa de Gobi Bear, encaixaria na perfeição nesse cenário rodeado de árvores numa qualquer clareira.  A última faixa, que partilha o título do disco, encerra a obra em grande, com uma batida mais acelerada e alegre do que as anteriores.

Para além da música, é impossível não referir a artwork que acompanha algumas destas canções, e que pode ser vista no Youtube, com especial destaque para “Sealion e “Fall, trabalho de Kate Leppert e Rossana Fonseca respetivamente.

O panorama musical português é, felizmente, agitado; e é evidente que todos nós lucramos com as colaborações de tão boa qualidade que têm sido realizadas. Este mais recente trabalho de Gobi Bear destaca-se pela positiva.

 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados