Governo português compromete-se a acolher e apoiar mais refugiados

por Comunidade Cultura e Arte,    21 Outubro, 2021
Governo português compromete-se a acolher e apoiar mais refugiados
Fotografia de Levi Meir Clancy / Unsplash
PUB

Lisboa acolheu conferência internacional dedicada à inclusão social de migrantes e refugiados, organizada pelo Centro Internacional de Diálogo (KAICIID).

No último dia do 3.º Fórum de Diálogo Político Europeu sobre Refugiados e Migrantes, em Lisboa, o secretário-geral da KAICIID defendeu “uma nova vacina” contra a disseminação do discurso de ódio.

O Governo português reforçou hoje a vontade do País em acolher mais refugiados, assumindo o “compromisso de garantir educação e oportunidades profissionais” para estes cidadãos. “Aceitamos o pluralismo como um elemento que enriquece a sociedade”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O responsável discursou no 3º Fórum de Diálogo Político Europeu sobre Refugiados e Migrantes, evento a que “Portugal tem a honra de estar associado e de acolher aqui em Lisboa”, acrescentou o governante.

Faisal bin Muaammar, secretário-geral do Centro Internacional de Diálogo (KAICIID), agradeceu o apoio das autoridades portuguesas, que foi “altamente apreciado” pela organização. No último discurso à frente da instituição, recordou a importância do diálogo inter-religioso para o combate ao discurso de ódio, que tem vindo a ganhar escala em todo o mundo. “Acho que precisamos de uma nova vacina, como a que tivemos para a Covid-19”, defendeu.

Ao longo de três dias, Lisboa acolheu esta conferência internacional dedicada à inclusão social de migrantes e refugiados, contando com testemunhos emotivos e propostas de ação por parte de ativistas, legisladores, líderes religiosos ou académicos. Esta edição contou com mais de 220 participantes, oriundos de mais de 30 países.

Entre os representantes portugueses no evento estiveram também a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, e a Alta-Comissária para as Migrações em Portugal, Sónia Pereira. Ambas destacaram a promoção da participação cívica como um dos caminhos para a integração de migrantes e refugiados no País.

O 3º Fórum de Diálogo Político Europeu sobre Refugiados e Migrantes foi organizado pelo Centro Internacional de Diálogo (KAICIID), Rede para o Diálogo e Conselho Europeu de Líderes Religiosos / Religiões para a Paz na Europa.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados