Há um novo espaço multicultural no Porto. O M.Ou.Co. vai acolher, para já, seis concertos

por Comunidade Cultura e Arte,    6 Setembro, 2021
Há um novo espaço multicultural no Porto. O M.Ou.Co. vai acolher, para já, seis concertos
Manel Cruz / DR
PUB

Novo espaço multicultural vai acolher seis concertos. Momentos são gratuitos e estão sujeitos a inscrição prévia.

É já no próximo dia 9 de setembro que o M.Ou.Co. — novo espaço cultural com um conceito multidisciplinar que engloba também a vertente hoteleira — assinala a sua abertura oficial. Para a inauguração, o projeto multicultural preparou um programa especial, que arranca às 19h00, com diferentes momentos musicais, culminando, às 21h30, no concerto de abertura protagonizado por Manel Cruz. A celebração da inauguração oficial e do arranque da programação cultural prolonga-se até ao dia 12 de setembro, com os concertos de nomes maiores como Capicua, Best Youth e João Dinis. No período da manhã está agendada uma sessão aberta em exclusivo à comunicação social, que irá contar com uma visita ao espaço e apresentação da programação cultural prevista entre setembro e dezembro de 2021. O momento decorre no dia 9 de setembro, às 11h00, no M.Ou.Co..

DR

Localizado na zona do Bonfim, no Porto, o M.Ou.Co. tem como objetivo aproximar culturas e promover a partilha de experiências. Pensado com o objetivo de agregar, de uma forma integrada, o turismo, a cultura e a comunidade, tendo a música como elemento convergente, o M.Ou.Co. dispõe de 62 quartos, um restaurante, uma sala de espetáculos e uma musicoteca, contando, ainda, com um espaço inovador dedicado à saúde do músico. O projeto conta, também, com uma programação própria que será renovada trimestralmente pela equipa responsável pela gestão cultural, encabeçada por Valter Lobo.

Programa inaugural promete “vestir-se” de música

No dia 9 de setembro, o músico, compositor e letrista Manel Cruz é o “cabeça-de-cartaz” do programa inaugural do M.Ou.Co., sendo este o primeiro artista a pisar o palco da mais recente sala de espetáculos da cidade do Porto: a Sala M.Ou.Co. Nesta atuação inédita, aquele que é um dos músicos mais emblemáticos da sua geração, voz das bandas Ornatos Violeta e Foge Foge Bandido, vai-se fazer acompanhar de alguns convidados especiais. O concerto de Manel Cruz é precedido pela atuação de Helena Guedes, no Bar do M.Ou.Co., que vai “celebrar” o arranque da inauguração oficial do projeto multidisciplinar. Natural do Porto, a DJ irá explorar as sonoridades eletrónicas mais recentes como o broken beat londrino, o house de Chicago ou o techno de Detroit, às 19h00. Às 20h00, Gusta-vo é o DJ responsável por impulsionar “a boa e verdadeira música de dança”, num set que oscila entre um house mental e um techno bem ritmado e hipnótico.

Já na sexta-feira, 10 de setembro, às 21h30, Capicua, a “mulher do Norte” que destruiu estigmas no rap nacional, sobe ao palco da Sala M.Ou.Co. para apresentar o seu mais recente trabalho: “Madrepérola”. Neste concerto intimista, em que a poesia é convertida em música, a rapper, letrista, cronista e ativista faz-se acompanhar por Dj D-One, Virtus (programações) e Joana Raquel e Inês Pereira (vozes). No dia seguinte, a dupla de indie pop Best Youth, responsável pelos êxitos “Still Your Girl” (2013), “Midnight Rain” (2018) e “Nightfalls” (2018), atua às 21h30, na Sala M.Ou.Co. O concerto será uma das primeiras oportunidades para ouvir o novo single da banda, lançado este ano, “Rumba Nera”. Para encerrar este programa inaugural, no dia 12 de setembro, às 16h00, o “colecionador de grooves” João Dinis, promete animar o Bar do M.Ou.Co. com um repertório que vai do jazz, à bossa, passando pelo samba ou reggae, e muito mais.

Os bilhetes para o concerto de Manel Cruz têm o custo de 20 euros e para os espetáculos de Capicua e Best Youth o valor é de 15 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos online, através do site do M.Ou.Co. ou da Ticketline, a partir do dia 1 de setembro. Já a entrada para o DJ set de Helena Guedes, Gusta-vo e João Dinis é gratuita, sendo obrigatória, apenas, a inscrição através do e-mail agenda@mouco.pt.

O M.Ou.Co. é um novo projeto que agrega Turismo, Cultura e Comunidade num único espaço, tendo a Música como fio condutor e elemento convergente. Situado na zona do Bonfim (Rua de Frei Heitor Pinto, nº 67, 4300-081 Porto), o espaço cultural e hoteleiro integra um total de 62 quartos, um restaurante, uma sala de espetáculos e uma musicoteca. Mais informações disponíveis em www.moucohotel.pt.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados