Hause Plants editam “Fake Friends” e anunciam novo EP enquanto piscam o olho ao indie rock dançável
“Fake Friends” é o primeiro single do EP “Sleeping With Weird People EP”, o segundo trabalho da banda que se mudou recentemente para Brooklyn, Nova Iorque. Com lançamento previsto para o Verão deste ano, será editado pela norte-americana Spirit Goth, casa de artistas como Castlebeat ou Vansire.
A banda editou o seu primeiro EP “Film For Color Photos EP” em Maio de 2021, depois de lançar os singles “Visual Diaries”, “Summer Salt” e “Only You”, e, em suporte desse lançamento, tocou mais de 25 datas por Portugal, onde e como possível, com todas as restrições em vigor na altura.
O que começou como um projecto a solo de Guilherme Machado Correia, rapidamente se transformou em muito mais do que isso, e Hause Plants assumiu, ao longo do ano passado, a postura de banda, com Daniel Oliveira Royo na guitarra, João António da Silva na bateria e António Baptista Nobre no baixo, que mais tarde viria a dar lugar a João Simões.
Segundo Guilherme Correia, a letra deste novo tema “Fake Friend” é inspirada na canção “Super Rich Kids”, de Frank Ocean: “Andava a ouvir a “Super Rich Kids” do Frank Ocean quando escrevi a “Fake Friends”. Nunca tive o hábito de escrever sobre mim, e, na procura de temas e histórias para contar, decidi pegar no imaginário da “Super Rich Kids” e criar a minha própria versão, usando os mesmos elementos e personagens. Por isso, na verdade, “Fake Friends” é sobre os amigos do Frank Ocean, não os meus!”, assume o artista.
Em 2022, os Hause Plants mudam-se para Nova Iorque para “estar mais perto daquilo que os inspira: a vida agitada de uma grande cidade, o movimento 24/7, as luzes néon no topo dos edifícios que se encostam a cada uma das longas avenidas, e as oportunidades a cada esquina: desde o bar aberto cheio de amigos por fazer, ao restaurante inusitado com ofertas off the menu e aos concertos quase secretos das bandas que no futuro serão a próxima grande cena.”, pode ler-se num comunicado.
“Dessa mudança resulta o segundo trabalho da banda, “Sleeping With Weird People EP”. Às guitarras melódicas e reverberadas que caracterizaram as primeiras suas músicas juntam-se agora os sintetizadores dançáveis. A melodia perdeu espaço para as batidas, e o instrumental deu um passo atrás para permitir que a voz de Guilherme Machado Correia e as palavras que se cantam ganhassem lugar de destaque.”, lê-se ainda no mesmo comunicado.