HBO estreia documentário sobre a história de amor entre Paul Newman e Joanne Woodward
O documentário Max Original, “The Last Movie Stars”, da CNN Films, que celebra personalidades enigmáticas, o talento e a história de amor dos dois atores Paul Newman e Joanne Woodward, estreia dia 3 de Novembro, na HBO Max.
Ethan Hawke, quatro vezes nomeado para os óscares, que anteriormente realizou o conhecido documentário “Seymour: An Introduction”, realiza o documentário de seis partes. Martin Scorsese, realizador, escritor e produtor premiado com o prémio da Academia, é o produtor executivo.
“The Last Movie Stars” é um projeto há muito abandonado que Newman tinha encomendado ao amigo guionista Stewart Stern. A pedido de Newman, Stern entrevistou vários amigos íntimos, familiares e colaboradores artísticos como Elia Kazan, Sidney Lumet, Karl Malden, Sidney Pollack, Gore Vidal, Jacqueline Witte, Joanne Woodward e outros para uma autobiografia. Newman foi também entrevistado por Stern, onde abordaram a sua juventude, o seu primeiro casamento com Witte, o seu romance e vida com Woodward, os seus demónios pessoais e a perda do filho Scott.
Para além das entrevistas de arquivo com Woodward e Newman, Hawke juntou atores como Karen Allen, George Clooney, Oscar Isaac, LaTanya Richardson Jackson, Zoe Kazan, Laura Linney, Sam Rockwell e outros, para interpretarem segmentos das entrevistas originais transcritas para “The Last Movie Stars”. Hawke entrevistou ainda algumas das filhas de Newman para obter informações sobre os seus pais e as entrevistas contemporâneas de Hawke com Sally Field e Martin Scorsese exploram o que fez com que as carreiras de Woodward e Newman se tornassem únicas e a sua relação tão inspiradora. O resultado, emitido em seis partes, é um documentário profundo e revelador de vidas vividas plenamente.
“É uma honra poder partilhar a vida inspiradora e a história de amor de Joanne e Paul com o público. Estou especialmente emocionado por um projeto em que tanto nos empenhámos ter agora a sua casa na HBO Max, uma plataforma conhecida por celebrar e defender a forma de arte dos documentários”, afirmou Ethan Hawke, realizador de “The Last Movie Stars”.
Woodward e Newman são dois símbolos duradouros. Os seus créditos conjuntos e individuais incluem “Cool Hand Luke”, “Hud”, “As Três Faces de Eva”, “Winning”, “Butch Cassidy and the Sundance Kid”, “Ousadas e Golpistas”, “The Glass Menagerie”, “Rachel, Rachel” e muitos mais. Embora a sua intensa relação romântica fosse uma obsessão permanente dos fãs e da imprensa de Hollywood, conseguiram redirecionar a fama para a sua arte, estudos, justiça social e direitos humanos, equilibrando as suas exigentes carreiras com um casamento que os preenchia. Durante o decorrer das suas vidas em conjunto, também angariaram centenas de milhões de dólares para causas em que acreditavam e foram ativos nos direitos civis e no ambiente, inspirando legiões de outros artistas a seguir os mesmos passos.
Para além de Scorsese, Amy Entelis, vice-presidente executiva de talento e desenvolvimento de conteúdos da CNN Worldwide e Courtney Sexton, vice-presidente sénior da CNN Films, também são produtoras executivas; Mario Andretti é o co-produtor de “The Last Movie Stars”. O documentário é produzido por Emily Wachtel e Lisa Long Adler da Nook House Productions, por Ryan Hawke da Under the Influence Productions e por Adam Gibbs. Hamilton Leithauser é o responsável pela banda sonora original.