História do rock português desde 1993 até à actualidade no regresso da série “Arte Elétrica em Portugal”
Uma viagem pela Arte Elétrica em Portugal onde se aborda os grandes fenómenos das vendas da década de 90, quando as rádios finalmente descobrem o alcance da música portuguesa. Na série conhecem-se as bandas que abriram caminho a um espaço alternativo e mais subterrâneo e a geração de independentes que continuam o trabalho traçado pelos pioneiros dos anos 90 até aoss mais recentes fenómenos onde, muitos deles, se traduzem nas nuances elétricas ou no cruzamento do rock com as novas tendências que passam pela fusão de géneros. É com esta viagem que se vai conhecendo a história do rock desde os anos 90 até ao presente e que se cruza com a de um país capaz de cada vez mais ouvir e esgotar concertos e/ou festivais em que as bandas portuguesas são cabeça de cartaz.
No episódio de estreia conversa-se com um Grupo que representa um dos fenómenos do rock português – os Xutos e Pontapés. Um singular percurso com uma grande longevidade, a forte ligação aos inúmeros fãs, a popularidade alcançada e o reconhecimento universal de uma banda que se tornou referência durante os anos 90 e que persiste até hoje.
Depois do enorme sucesso nos anos 80, os Xutos e Pontapés começam a década de 90 com alguns percalços e o fim da banda parece anunciado. O sucesso renasce de onde menos se espera, precisamente a meio da década, em 1995, com a gravação em formato acústico do álbum AO VIVO NA ANTENA 3, no qual se destaca uma nova versão da música “Homem do Leme”, que se torna, de um dia para o outro, num dos maiores sucessos de sempre do rock português e, no final da década, os Xutos e Pontapés são de novo a grande referência da nossa música elétrica. A banda afirma-se como uma imparável máquina de rock em Portugal, assinando produções ao vivo de grande ambição que se estendem até aos dias de hoje.
A Arte Elétrica em Portugal para ver a partir de 25 de fevereiro, nas noites de terça-feira, às 22h30 na RTP1.
Reveja a primeira temporada da Arte Elétrica em Portugal aqui.