Hoje à noite n’O Sótão. A banda sonora de amanhã (se estiver sol) com Hemai

por Francisco Espregueira,    12 Maio, 2021
Hoje à noite n’O Sótão. A banda sonora de amanhã (se estiver sol) com Hemai
Capa do disco
PUB

Strange Beauty é uma compilação de estados de espírito, amores, equilíbrios e desequilíbrios do jovem Hemai. O seu álbum de estreia, editado pela reputada Tru Thoughts, era já aguardado há algum tempo, depois do EP Eyes, Closed, lançado em 2019. O produtor e multi-instrumentista britânico irrompe pela vibrante cena musical do seu país com um projecto que experimenta com ideias de constante movimento, presentes em dez faixas originais repletas de energia. Strange Beauty é uma obra vibrante e inovadora para os apreciadores de génios como Tom Misch, Jungle ou Oscar Jerome.

Misturando com mestria (o que surpreende, aos 22 anos de idade) várias das suas texturas favoritas — pairando na sua cabeça, vindas de todo o mundo — com sonoridades claramente apanhadas do ambiente onde se insere, Hemai é um nome para decorar desde já. O mundo vívido e colorido de Strange Beauty é desde logo desvendado com o tema de abertura, seguindo-se uma obra que carrega um calor atraente nos seus instrumentais, bem complementados pelos vocais femininos de Layfullstop, Emilia Anastazja ou Ruby Wood. Hemai abraça também os elementos ao seu redor, usando-os como uma força motriz ao longo do LP. Da imagem de um lindo céu, em “Awake Indigo”, até à praia e aos ventos costeiros que inspiram a liberdade de faixas instrumentais como “When Day Breaks” ou “Gone Fishing”; Strange Beauty irradia boas vibrações, flexibilidade e contacto com o presente. Como se fosse a banda sonora de um dia passado a pedalar. Disponível via Bandcamp, este é o primeiro projecto de um artista de que ouviremos falar nos próximos anos.

E ainda…

Ligando Amesterdão a Londres, Kid Sublime junta-se aos georgianos Mishulino (Produtor e DJ) e Beka Gochiashvili (fenómeno do piano, que já se apresentou na Casa da Música) para formar o trio TURBULANCE. O homónimo álbum de estreia é um dos nossos lançamentos favoritos de 2021, estando já a provocar ‘ondas de choque’ na cena europeia de broken beat e jazz contemporâneo. Turbulance é um álbum para ouvir repetidamente.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados