Hoje à noite n’O Sótão. As aventuras de Àbáse pela Bahia

por Francisco Espregueira,    10 Novembro, 2021
Hoje à noite n’O Sótão. As aventuras de Àbáse pela Bahia
Capa do disco
PUB

Acabamos sempre por voltar a Àbáse. Nos últimos anos, n’O Sótão, ouvimos, apreciámos e cobrimos o trabalho fantástico do colectivo liderado por Szabolcs Bognár, um pianista e multi-instrumentista nascido em Budapeste e radicado em Berlim. Embora as suas raízes tenham sido estabelecidas na vibrante cultura de jazz de Budapeste, Bognár não deixou de explorar terras distantes em busca por inspiração, tendo ficado fatalmente atraído pela expansão dos sons afro-brasileiros. Laroyê, o seu novo álbum, é um reflexo desse desejo sonoro por viajar e  acabou de ser lançado pela Oshun Records.

Misturando ritmos da África Ocidental e do Brasil, Laroyê nasceu no Rio de Janeiro e em Salvador da Bahia. Tem o sabor de sessões em apartamentos apertados, perfeitos para Àbáse absorver a sabedoria dos músicos brasileiros, durante uma expedição de cinco meses à Bahia e além. Sonoridades de África e da América do Sul com texturas de jazz contemporâneo a ser constantemente referenciadas. Cinemático, comovente, inventivo, o novo álbum de Àbáse é definitivamente um projecto que nos aquece e envolve. Disponível em vinil.

E ainda…

Após Escapee (2017) e These Days (2019, com Tess Hirst), Daniel Casimir apresenta o seu primeiro álbum como líder de banda. Boxed In é editado pela imperdível Jazz Re:freshed, mostrando Casimir a liderar um quinteto super talentoso. O projecto inclui Nubya Garcia, Moses Boyd, Al Macsween e James Copus, assim como uma secção de sopros imponente, que adiciona um sabor único ao disco. Também em vinil.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados