Hoje à noite n’O Sótão. As experiências em violino de Tamil Rogeon

por Francisco Espregueira,    2 Fevereiro, 2022
Hoje à noite n’O Sótão. As experiências em violino de Tamil Rogeon
Capa do disco
PUB

Tamil Rogeon é um violonista, compositor e maestro australiano mais conhecido pelo seu trabalho na orquestra electrónica The Raah Project e também pelo premiado 24 Hours in Lapa, de 2017. Son of Nyx é o seu novo (e surpreendente) álbum, editado pelo selo da Soul Bank Music, editora baseada em Londres. Este trabalho conta com nomes que, nos últimos anos, passamos a apreciar profundamente, como Allysha Joy e Jace XL, e outros que temos o prazer de ainda vir a explorar, como Rita Satch e Ladi Tiaryn Griggs. Em conjunto, adicionam uma infinita musicalidade ao trabalho criativo de Tamil, que nasce a partir de uma variedade de influências — apelando a gostos muito para além dos limites do jazz.

Son Of Nyx é um disco de jazz modal, centrado nas variâncias do violino de Tamil Rogeon e na intimidade que ele é capaz de criar, com sons etéreos que remetem à fusão do jazz com música eletrónica dos anos 70 e início dos anos 80. No entanto, estamos perante um trabalho contemporâneo, abrangendo um prisma rodopiante de jazz experimental misturado com as cordas de Tamil, linhas de sintetizadores analógicos e percussão afro-latina. O álbum está prestes a sair em vinil (dia 5 de fevereiro), mas temos desde já o prazer de apresentar também o lançamento de um projeto de prólogo lançado na última sexta-feira. Son Of Nyx – Remixed & Live apresenta versões interpretadas por Sampology, Prequel e Rebecca Vasmant, que esticam a abrangência sonora das faixas originais para territórios onde brilham. Também inclui duas versões ao vivo de músicas incluídas na edição de estúdio, tornando este projeto ainda mais interessante para os aficionados do jazz, que têm aqui um dos álbuns do ano de 2022.

E ainda…

A Periodica Records é uma editora essencial na cena de música funk e electrónica de Nápoles. Apesar de parecer algo extremamente específico, este movimento tem ganho força, voltando-se para um futuro que é inspirado na história, espírito e geografia particular da cidade. Um dos nomes que mais tem contribuído para o charme extravagante da Periodica é Mystic Jungle, que regressa com um novo disco imperdível chamado Deviant Disco. Este novo projecto marca o culminar de três anos de escrita e expressão de influências com cinco faixas que representam o trabalho mais variado e expansivo do produtor até agora.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados