Hoje à noite n’O Sótão. Histórias de Detroit, por Malik Alston
Malik Alston é um dos principais artistas da influente cena musical de Detroit (em vários géneros). Depois de lançar o brilhante EP In A Better Way na semana passada, através da Mother Tongue Records, apresenta-nos a sua banda, os Painted Pictures, e edita Air — uma animada celebração do virtuosismo do jazz e da sua mistura com a conhecida música house da Motor City. Trata-se de um álbum extremamente ligado às raízes de Alston, explorando conceitos de jazz, gospel, soul e música de dança. Editado pela The Jazz Diaries, editora liderada pela ‘loucura’ de Jitwam, Air é mesmo capaz de ser o melhor e mais intencional álbum na discografia essencial de Malik Alston.
Alston é um homem de muitos talentos. Desde cantar a recitar poesia, produzir música e passar discos, é impossível não recomendarmos passar os olhos e ouvidos na sua longa lista de lançamentos clássicos. Air é uma colecção de faixas perdidas criadas por Malik em conjunto com a sua banda. Nele, escutamo-lo a expressar emoções fortes, trazendo ao de cima as qualidades imaculadas e vivazes do álbum, transmitindo uma mensagem que é uma espécie de ‘segunda natureza’ para todos os envolvidos no projecto. Os detalhados elementos de produção casam perfeitamente com os instrumentos e vocais para oferecer um trabalho alegre, comovente e cheio de alma sonora. Disponível em vinil, este é um dos nossos lançamentos favoritos de 2021.
E ainda…
O fim de novembro costuma trazer um dos lançamentos mais interessantes do ano. As edições dos Future Bubblers, curadas por Gilles Peterson, tornaram-se num dos projetos mais relevantes na descoberta e apresentação de novos talentos (sempre em ondas menos comuns). Ao longo de pouco menos de 40 minutos, Future Bubblers 5.0 afirma-se como uma colecção diversa, que combina géneros como a electrónica, o alt-r&b, o hip-hop, o spoken word, neo-soul, jazz e outras coisas que não podem ser catalogadas.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.