Hoje à noite n’O Sótão. Jazz em tons de amarelo por Emma-Jean Thackray

por Francisco Espregueira,    28 Julho, 2021
Hoje à noite n’O Sótão. Jazz em tons de amarelo por Emma-Jean Thackray
Capa do disco
PUB

Yellow é o aguardado álbum de estreia de uma das mais talentosas artistas da cena de jazz contemporâneo. Emma-Jean Thackray não é apenas uma trompetista, mas também líder de banda, cantora, produtora, apresentadora de rádio, DJ e cabeça principal da sua própria editora, chamada Movementt. O seu novo disco é o tipo de trabalho pelo qual ansiávamos há algum tempo: uma experiência transcendente, humana e compartilhada. Ao longo dos seus 49 minutos, Yellow vem com sonoridades brilhantes entre o jazz fusion dos anos 70 e o P-Funk, com invocações cósmicas de Sun Ra e Alice Coltrane.

O sucesso dos EPs, colaborações e criações anteriores criou uma aura em torno de Thackray que é mais do que justificada. As suas composições têm uma persuasão espiritual, apesar de muitas vezes estarem voltadas para a pista de dança — incorporando texturas nocturnas que nos trazem a inquietude do broken beat e do house. Para além do groove e da complexidade das suas músicas, Thackray também transmite uma mensagem importante, à medida que a escutamos a assumir cada vez mais os vocais. Yellow é uma mistura bem conseguida de stoner jazz, Roy-Ayers-soul, funk e cordas serenas, que se vão desvendando enquanto a sua intérprete fala de unidade, harmonia e esperança. Disponível em vinil, via Movementt.

E ainda…

Com data de lançamento marcada para o final do mês, o terceiro lançamento da Eclectic Beats Music junta o produtor português Rui Fradinho com Colonel Red nos vocais. O EP Much We Have é um projecto que homenageia o broken beat, incluindo remixes de Inkswell, Daz-I-Kue e Born74.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados